contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Teatro na praça Companhia de Londrina apresenta peça gratuita na Praça da Bíblia, nesta quarta-feira

Companhia de Londrina apresenta peça gratuita na Praça da Bíblia, nesta quarta-feira


Por: Leca

Publicado em:

Arte, povo e praça. Incentivar esta saudável combinação é o objetivo da apresentação da peça de teatro “A Pereira da Tia Miséria”, encenada pelo grupo Ás de Paus, da cidade de Londrina (PR), que será apresentada nesta quarta-feira, na Praça da Bíblia. A atividade marca o final da programação dedicada ao Dia Internacional do Teatro e ao Dia Nacional do Circo, que acontece em vários locais da cidade, entre os dias 22 e 27 de março.

Foto: Divulgação
Companhia Ás de Paus,  de Londrina, apresenta peça gratuita na Praça da Bíblia, nesta quarta-feira.

A proposta é aproximar a população de diferentes origens e idades, demonstrando que o teatro, o circo e as demais formas de arte devem fazer parte do cotidiano das pessoas, podendo ser praticadas em diferentes ambientes. “Queremos brindar ao dia do teatro e do circo junto à população, com um fascinante espetáculo e assim comemorar todo o movimento em favor das artes realizado ao longo desses seis dias”, afirma Rosangela Rocha, diretora da Casa do Teatro, uma das entidades produtoras do evento.

Com a peça "A Pereira da Tia Miséria", o Núcleo Ás de Paus venceu duas categorias do Troféu Gralha Azul 2010, principal premiação das artes cênicas no Paraná, nas categorias de melhor espetáculo, ator (Guilherme Kirchheim) e figurinos (Alex Lima). O texto é uma adaptação para o teatro de rua, baseado em conto de domínio público espanhol, traduzido pela escritora e diretora paulista Yara Maria Camillo.

A peça mostra a fome personificada em uma criança nascida da miséria, que se separou de sua mãe e passou a percorrer pelo mundo. O enredo da produção lança muitas reflexões sobre a vida e a condição humana, através de uma linguagem bela e acessível, apoiada em figurinos e cenários bem elaborados e no uso pelo elenco de aparelhos como a perna de pau, que aumentam o deslumbre e encanto de todos os espectadores.

O trabalho tem a direção coletiva de todos os componente e a atuação na peça conta com o atores e atrizes Bruna Stéfhanie, Camila Feoli, Guilherme Kirchheim, Luan Valero, Rogério Costa e Thunay Tartari.

Foto: Divulgação
Apresentação é gratuita e recomendada para todas as idades

A apresentação de teatro em praça pública é uma forma de ampliar o acesso da comunidade às artes, além de permitir momentos de interação e de convivência entre a população. “A Unila se dispõe a contribuir nesta atividade artística, pois são iniciativas que trazem benefícios à nossa cidade e à região como um todo. A universidade tem condições de aproveitar esta oportunidade e pensar novas formas de continuar incentivando as artes da região, para que Foz do Iguaçu possa ser centro de referência cultural”, defende Angela de Souza, Pró-Reitora de Extensão da Unila.

A participação do grupo convidado oferece um momento de intercâmbio entre os artistas da cidade com os atores londrinenses, para a troca de experiências e impressões sobre o teatro produzido atualmente. De acordo com Arinha Rocha, diretora de cultura da Fundação Cultural, a ideia é que os grupos cultuais mantenham o diálogo para a realização conjunta de outras ações. “Temos vários desafios pela frente, voltados para o fortalecimento do teatro e do circo em nossa cidade. Por isso, vamos manter as conversas para a realização das próximas atividades”, conclui Arinha.

O Núcleo Ás de Paus surgiu em 2008, com o intuído de desenvolver uma linguagem teatral por meio do trabalho coletivo de oito atores e diretores, baseando a sua atividade na pesquisa da linguagem cênica e no uso de instrumentos de equilibrismo que fazem o “prolongamento” do corpo do ator.

TEATRO DA CIDADE – Antes da apresentação da trupe londrinense, os artistas e produtores e companhias de teatro que atuam em Foz do Iguaçu irão realizar um bate-papo sobre a as artes cênicas e as perspectivas para o fortalecimento desta linguagem artística no município.

O diálogo ainda servirá de espaços para que os grupos teatrais apresentem a trajetória, os trabalhos realizados e as metodologias envolvidas no fazer artístico. O encontro será realizado no Teatro Barracão, às 19 horas, sendo aberto para a participação de todos os interessados.

MOVIMENTO – O Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo envolve  espetáculos teatrais e circenses, debates, oficina, filme e intervenções, em diversos espaços públicos, distribuídos por toda a cidade, realizados entre os dias 22 e 27 de março.

O objetivo da programação é oferecer espetáculos cênicos para toda a população, como forma de difundir estas linguagens artísticas, além de valorizar o trabalho de grupos e companhias que atuam no município.

As ações são realizadas de forma colaborativa, envolvendo diversas entidades culturais e instituições, entre elas, a Casa do Teatro, Trupe Luz da Lua, Fundação Cultural, Unila, SDS Cia. de Teatro, Escola de Atores Vida é Sonho, Cia. de Teatro Amadeus, Colégio Monsenhor Guilherme, Associação Guatá, Casa da América Latina, Projeto Plugado!, Biblioteca CNI, Centro de Cultura Popular e Conselho Municipal de Políticas Culturais.

SERVIÇO

Peça “A Pereira da Tia Miséria”, do Núcleo Ás de Paus
Quando: Quarta-feira, dia 27, às 20 horas
Onde: Praça da Bíblia, em frente ao Teatro Barracão
Participação gratuita. Indicada para todas as idades.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz