Previous slide
Next slide

Travessia a nado de Guaratuba bate recorde de participantes

Previous slide
Next slide

Agência Estado
 

A manhã de domingo foi de pura emoção para um número recorde de nadadores que participaram da tradicional Travessia a Nado em Guaratuba. A atividade, organizada pela Federação de Desportos Aquáticos e pela Paraná Esporte no projeto Viva o Verão, registrou 335 inscrições.

Ao realizar a prova em 23 minutos e 33 segundos, o primeiro nadador a deixar o mar foi o curitibano Mauro Cavanha, que já havia participado da travessia por duas vezes e se posicionado em 3º lugar na edição do ano passado. “A prova foi difícil, principalmente no final, quando os nadadores aceleram o ritmo para sair da água e ficar na frente. Valeu a pena o esforço”, disse empolgado o primeiro colocado, que também é triatleta profissional.

Na categoria feminina, a campeã foi Kauane Kosinski, que nadou os 1.500 metros do percurso em 27 minutos cravados. Essa foi a segunda vez que a curitibana de apenas 12 anos de idade participa da travessia. “Estou muito feliz de ter ficado em primeiro lugar. Ano que vem estarei aqui de novo”, prometeu a menina, que também já tem um currículo promissor no esporte.

Rubens Braun, outro pequeno nadador que estava acompanhado do pai e do irmão mais velho, também se destacou na competição. “É a primeira vez que ele participa da travessia”, disse o pai Ronald, que acompanhou o estreante do início ao fim. “No meio da prova, senti dores no ombro, mas logo passou. Foi muito legal”, gostou o menino.

O para-atleta olímpico Fabiano Machado chegou em primeiro lugar na categoria especial e fez o trajeto em alto mar em 27 minutos e 20 segundos. “Foi uma prova gostosa de participar. Achei mais fácil do que a do ano passado, quando o mar estava mais revolto”, lembra.

Além dele, Moysés Batista, recordista parapan-americano nas Olimpíadas de Pequim e ganhador de duas medalhas de bronze no Parapan-Americano de 2007, também cumpriu o percurso pela terceira vez.

Ricardo Gomyde, diretor-presidente da Paraná Esporte, também participou da prova e ficou em 100.º lugar na classificação geral. Gomyde, que no início da competição não acreditava que iria conseguir cumprir o trajeto, disse ter se surpreendido, já que o esporte não é o que mais pratica.

“O mar estava muito bom. A orientação de todo o pessoal do Corpo de Bombeiros e da Comissão Organizadora contribui, e muito, para que os competidores fiquem tranqüilos e confortáveis durante toda a prova. Estou feliz por ter concluído o trajeto num tempo abaixo do que eu imaginava”, revelou Gomyde, que ainda destacou a seriedade com que a prova foi organizada. “É com empenho que cada vez mais conseguimos consolidar a travessia no calendário esportivo do Estado”, comemora.

Classificação
Masculino
1º lugar Mauro Cavanha 00:23:33
2º. lugar Alexandre Sprenger 00:23:34
3º. lugar Christian Carvalho 00:23:35
4º. lugar Luis Geraldo Garcez 00:24:00

Feminino
1º. Lugar Kauane Kosinski 00:27:00
2º. Lugar Anna Julia Hatschbach 00:27:13
3º. lugar Carla Cristina Fontana 00:27:18
4º. Lugar Carla Horst 00:27:40

Previous slide
Next slide