contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

UDC realiza Pesquisa Gastronômica em empresas de Foz do Iguaçu Análise foi feita em parceria com a Universidade Central da Flórida

Análise foi feita em parceria com a Universidade Central da Flórida


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

O Centro Universitário UDC apresentou o resultado da 1ª Pesquisa Gastronômica realizada pela instituição em Foz do Iguaçu. A análise foi feita em parceria com a Universidade Central da Flórida – UCF nos EUA, e é a mesma aplicada na cidade de Orlando (Disney, Universal e outros parques), com algumas adaptações para a realidade local. 

A pesquisa tem um caráter totalmente aplicável, ou seja, os resultados podem ser utilizados pela comunidade para transformar o setor. “Essa é uma pesquisa muito útil para a sociedade e espero que os empresários a utilizem. Os objetivos das pesquisas são mostrar o que está bom, mas levantar onde estão nossos problemas também. Os empresários podem tirar desse trabalho dados que vão ajudar nos pequenos detalhes. Detalhes que fazem a diferença. A UDC se sente orgulhosa em participar deste trabalho que atinge diretamente a sociedade”, declarou a Reitora do Centro Universitário UDC, Professora Rosicler Hauagge do Prado. 

A partir do cadastro oficial dos estabelecimentos gastronômicos, fornecido pela Secretaria Municipal de Turismo, cerca de 60 universitários do curso de Administração aplicaram os questionários buscando identificar a percepção do cliente com relação aos estabelecimentos gastronômicos, a percepção dos empresários e a percepção dos colaboradores dos estabelecimentos. No total, foram entrevistados 95 empresários, 348 clientes e 355 colaboradores. 

O questionário aplicado aos proprietários dos estabelecimentos procurou identificar o perfil do empreendedor, as principais dificuldades encontradas no negócio e o funcionamento das diferentes áreas da empresa. “Os empresários reclamam de impostos muito altos e produtos com preço muito baixo comparado ao setor em outros destinos turísticos”, relata o Pró-reitor do Centro Universitário, Professor Doutor Fábio Prado.

Nas questões de percepção dos clientes procurou-se identificar o comportamento de consumo e frequência dos estabelecimentos gastronômicos, com questões relacionadas ao grau de satisfação quanto ao estabelecimento, preços praticados, marca, ambiente, limpeza, comodidade, entre outros. “Os clientes em geral disseram que são bem atendidos mas que há pontos que podem melhorar como: Sorriso, tempo de espera, som alta, montagem dos pratos”. 

Já o questionário aplicado junto aos colaboradores teve por objetivo analisar as características do trabalho oferecido na empresa, a satisfação do colaborador com sua ocupação e a possibilidade de carreira, salário e benefícios oferecidos pelas empresas. “Nosso setor precisa da academia para fortalecer-se social e economicamente. Podemos perceber claramente o foco no empreendedorismo nessa pesquisa e isso é muito importante. Hoje as instituições estão preparadas e aceitam aquilo que vem para somar”, enfatizou o presidente do Sindhotéis, Carlos Silva. 

“Concluímos que estamos no caminho certo mas podemos melhorar. Uma cidade que vive do turismo tem que buscar essa melhora sempre. Portanto, a pesquisa será anual. Estará disponível em nosso site para que os participantes possam refletir e os que não participaram possam ver como está a realidade em nossa cidade”, conclui Fábio Prado.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz