contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Última Cúpula do Mercosul presidida por Lula começa nesta semana em Foz do Iguaçu É o último evento oficial de Lula na presidência que marca presença pela segunda vez no ano em Foz do Iguaçu

É o último evento oficial de Lula na presidência que marca presença pela segunda vez no ano em Foz do Iguaçu


Por: Garon Piceli

Publicado em:

 

Começa nesta semana, em Foz do Iguaçu, a 40ª Cúpula de Presidentes do Mercosul e Estados Associados – Cúpula Ñandeva, última grande agenda internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cúpula reunirá na quinta e na sexta-feira (16 e 17), no Hotel Bourbon, os 12 chefes de Estado da América do Sul, além do próprio Lula, da presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, e representantes de mais de 20 países.
 
     
Durante a cúpula, Lula vai passar o comando do Mercosul para o presidente do Paraguai, Fernando Lugo. O encontro em Foz também será o primeiro contato oficial de Dilma com os futuros colegas da América do Sul. Dilma assume a presidência no dia 1º de janeiro de 2011.
    
Foto: Letícia Roese / Clickfoz
Em setembro, Lula inaugurou a grafitagem no viaduto de Foz e participou do evento sobre equidade de gênero em Itaipu
Paralelamente ao encontro dos presidentes, Itaipu vai sediar, já a partir desta terça-feira (14), no Parque Tecnológico (PTI), a Cúpula Social do Mercosul, para discussão de temas ligados à integração regional do Cone Sul (confira abaixo a programação completa).
    
Os dois encontros terão uma agenda comum, na quinta-feira, a partir das 19 horas, no Cineteatro do Barrageiro, na cerimônia de encerramento da Cúpula Social. Na noite do mesmo dia, o presidente Lula vai oferecer aos chefes de Estado e autoridades convidadas um jantar em tenda montada no Mirante Central, em frente ao Painel do Barrageiro, do artista paranaense Poty Lazarotto. O deslocamento dos presidentes do PTI até o Mirante Central será feito com ônibus híbrido (motor elétrico e a etanol) desenvolvido pelo Projeto Veículo Elétrico (VE) da Itaipu.
     
Para garantir a segurança dos dois eventos, mais de 3 mil homens foram mobilizados. Entre eles, 1.250 soldados do Exército, 800 policiais militares, 300 agentes da Polícia Rodoviária Federal e outros 300 da Polícia Federal, além de agentes da Abin – Agência Brasileira de Inteligência. Caças da Aeronáutica vão sobrevoar o espaço aéreo.
      
Além dos países membros do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – e os demais da América do Sul, está prevista a participação de ministros da Jordânia, Síria, Palestina – todos dos Ministérios de Indústria e Comércio; chanceleres e ministros da Austrália, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Vietnã, Indonésia, Tailândia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Malásia, Zimbábue, Nigéria, Argélia, Marrocos, Egito, México, Cuba, Índia, Irã, Paquistão e Sri Lanka.
    
A cúpula – Na quinta-feira (16), a partir das 9 horas, no Centro de Convenções do Hotel Bourbon, será realizada uma reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC), com os chanceleres da América do Sul.
       
Às 13 horas, o ministro Celso Amorim vai oferecer um almoço a todos os chanceleres participantes da cúpula – tanto da América do Sul como dos mais de 20 países convidados. Logo em seguida, às 15 horas, os ministros voltam a se reunir para uma reunião ampliada do CMC.
        
Na sexta-feira (17), último dia da cúpula, está programado para as 9 horas um diálogo privado entre os presidentes membros do Mercosul e também da Venezuela – que está em processo de adesão. A fotografia oficial do encontro será realizada às 11 horas.
     
A reunião plenária da Cúpula dos Presidentes, com a presença de todos os países convidados, está marcada para as 11 horas, no Salão Cataratas do Centro de Convenções do Hotel Bourbon. A última agenda da cúpula será uma coletiva de imprensa, às 13 horas de sexta-feira.
 

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz