Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Último domingo entra para a história do turismo de Itaipu Um total de 10.498 turistas visitou a usina para ver as três calhas abertas do vertedouro

Um total de 10.498 turistas visitou a usina para ver as três calhas abertas do vertedouro


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

O dia 22 de novembro de 2015, um domingo, entrou para a história do turismo de Itaipu como o de maior visitação diária da usina de todos os tempos. Foram 10.498 visitantes, ante 10.248 registrados em 29 de março de 1997, há 18 anos e sete meses. A diferença é de 250 visitantes a mais do que naquela época. A terceira marca foi no dia 22 de abril de 2000, com 10.033 pessoas.

O recorde deste domingo é atribuído em grande parte à abertura das três calhas do vertedouro de Itaipu, o que não ocorria há pouco mais de quatros anos. Foram quatro horas de espetáculo nas 14 comportas das três calhas, das 10h às 14h. Inicialmente, a programação era que o vertimento ocorreria até as 12h e prosseguiria em apenas uma das calhas. Acabou durando um pouquinho mais, para a alegria de quem foi conferir a cena rara.

"O vertedouro de Itaipu aberto, sem dúvida, é um atrativo imperdível para os turistas de Foz e região. E, com as três calhas liberando água, então, o chamariz foi maior ainda, permitindo bater o recorde de visitante num único dia", diz o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, que também é presidente do Fundo Iguaçu.

O vertimento normalmente acontece em uma ou duas calhas. A excepcionalidade foi uma terceira abrir. Em condições normais de operação da usina, isso só ocorre em grandes cheias, com vazões superiores a 30 mil metros cúbicos de água por segundo.

Nos dois lados da usina, em Foz do Iguaçu, no Brasil, e em Hernandárias, no Paraguai, moradores da região e turistas de todos os cantos do mundo lotaram os dois mirantes do vertedouro para registrar em imagens as 14 comportas abertas.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz