contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Uma Cidade Única


Por: Garon Piceli

Publicado em:

 
Morar em Foz do Iguaçu é algo, no mínimo, único. Confesso ter aprendido isso há pouco tempo, quando resolvi morar novamente nesta cidade, onde nasci e cresci, mas por diversos (e tristes) motivos deixei há exatos dez anos para tentar a vida fora, em outras bandas. Arrependido, não pelos desdobramentos, mas pelo vazio causado pela ausência de minha gente, minha casa, retornei há três anos e finquei, novamente, as raízes. Disposto, então, a viver definitivamente aqui, iniciei um trabalho pessoal de conhecer e reconhecer minha cidade, suas tipologias, seus instantes mais poéticos e também, é claro, os infelizes. 
 
Já descrevi algumas vezes a sensação de sobrevoar a cidade à noite, vendo, no horizonte, países diferentes, culturas diferentes, tão próximas e tão unidas pelas pontes binacionais, pela fusão das línguas e pela capacidade de convivência. Isso sempre me emocionou e irá me emocionar por tempos e tempos: três emaranhados de pontos luminosos, separados apenas por duas faixas escurecidas.
 
No solo, depois de um dia estafante de trabalho no lado brasileiro, costumo “fugir” para escrever num café Argentino, em Puerto Iguazú, aberto até 01h da manhã. Lá aproveito para praticar um pouco o espanhol, ler alguns jornais de Buenos Aires e conversar com pessoas completamente diferentes e extremamente próximas 
 
Outro dia, também depois do trabalho, meu primo, Pedro, me convidou, ao final da tarde, para comer um lanche em Ciudad del Leste. Fomos até uma lanchonete conhecida, mas que não temos em Foz do Iguaçu. Durante o trajeto fui analisando a realidade da cidade paraguaia depois de um dia de comércio intenso, recheada de lixo e pobreza, mas revelador, em aspectos sociais e sociológicos. 
 
Na terça-feira visitei UNILA. Cumprimentei alguém em português, recebi uma resposta em espanhol. Cumprimentei outra em espanhol e recebi uma resposta em português. O cara que eu procurava na UNILA é alemão, mora na Itália e realiza projetos na cidade. Arrisquei um alemão enroscado com ele. Rimos. Acabamos falando um pouco de espanhol. 
 
E essa é Foz do Iguaçu: uma cidade que deve ser cuidada e preservada. 
 

 
 

Luiz Henrique Dias é escritor, membro do Núcleo de Dramaturgia do SESI Curitiba e estudante de Arquitetura & Urbanismo e Gestão Pública. Ele escreverá todas as semanas aqui no Clickfoz. Se quiser, você também pode visitar o www.blogdoluiz.com.br ou seguir ele no Twitter:@LuizHDias

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz