Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Unatis de todo o Brasil participam de encontro em Foz do Iguaçu 11 Universidades abertas à terceira idade participam do evento

11 Universidades abertas à terceira idade participam do evento


Por: Garon Piceli

Publicado em:

Coordenadores de 11 universidades abertas à terceira idade (Unatis) de diferentes regiões do Brasil participam de um encontro, na quinta e sexta-feiras (17 e 18), em Foz do Iguaçu. O evento, que começa às 9h, será realizado no auditório do Sesc e contará também com a presença de representantes da Itaipu Binacional, parceira da Unati no município.

Segundo o coordenador da Unati em Foz do Iguaçu, Antônio Carlos Nantes, na reunião serão definidos os detalhes do 1o Seminário Nacional da Terceira Idade, em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, 1o de outubro. Haverá ainda a apresentação dos projetos e das experiências de sucesso em cada uma das instituições.

Ainda de acordo com Nantes, o papel fundamental da Unati é oferecer aulas educativas e resgatar a cidadania das pessoas idodas. “Funciona como uma universidade. O calendário escolar é respeitado e somente recebem o diploma de conclusão de curso os alunos que tiverem no mínimo 75% de frequência”, disse.

Durante o período letivo, os idosos desenvolvem atividades de fisioterapia e dança, têm palestras nas áreas de Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Economia e ainda participam de passeios diversos e sessões de cinema. Tudo, visando a melhoria da qualidade de vida dos idosos. Hoje, a Unati de Foz, gerida pela Unioeste, conta com 38 alunos.

Joel de Lima, assistente da diretoria de Itaipu, disse que a empresa é parceira da Unati por intermédio do Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT-Itaipu Saúde). Segundo Joel, hoje há maior preocupação com o idoso pelo próprio aumento de pessoas nesta faixa etária. Na última década, a expectativa de vida do brasileioro, por exemplo, saltou de 66 para 72 anos. E estudos apontam que, em 2025, a esperança de vida chegará a 80 anos.

 
Com esta expansão, somente o Paraná, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conta, atualmente, com mais de 1 milhão de idosos. Este público representa 10% da população de todo o estado. No Brasil, são quase 15 milhões, ou cerca de 9% dos habitantes. Nos últimos dez anos, o número de pessoas idosas no Brasil cresceu quase 20%. Até 2019, devem somar 30 milhões, ou ainda, 13% do total de brasileiros.
 
Na avaliação de Joel de Lima, esta transição demográfica exige uma atenção especial às pessoas com mais de 60 anos. “Nosso papel é fortalecer as políticas públicas do governo federal na atenção aos idosos. O apoio à Unati é um exemplo”, concluiu.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz