contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

União concede Espaço das Américas para governo municipal Prefeitura já elabora projeto de complexo turístico no local

Prefeitura já elabora projeto de complexo turístico no local


Por: Leca

Publicado em:

Foto : Divulgação
Com a definição do repasse do Espaço das Américas, a secretaria de Turismo já elabora um grande projeto com apoio da Itaipu Binacional, ICVB e Fundo Iguassu

O prefeito Reni Pereira firmou com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, através do superintendente do Patrimônio da União no Paraná, Dinarte Antonio Vaz, a cessão de uso do imóvel onde está localizado o Espaço das Américas, na região do Porto Meira. As negociações que vinham sendo examinadas transferem as responsabilidades de uso e cuidado do Governo Estadual para o Governo Municipal de Foz do Iguaçu. Esta transferência tem um prazo consolidado de um ano, mas o município entrará neste período, com pedido definitivo de posse.  A assinatura aconteceu na manhã desta terça-feira, 13, na sede da Prefeitura.

O descaso com o Espaço das Américas fez com que o Governo Municipal solicitasse a exploração da área, que estava sob os cuidados do Estado.  “Desde que constatamos o abandono do local, resolvemos agir porque entendemos que o município não pode ficar sem esta obra, que acrescenta no circuito turístico da cidade. O Espaço das Américas voltará a ser referência em Foz do Iguaçu”, explicou o prefeito Reni Pereira que comentou também que “a partir de agora tem como materializar a intenção de recuperar aquele local, tanto para os munícipes como para os visitantes. Não era um processo simples, envolvia dos entes federados, o estado e a união. Já queremos elaborar durante este um ano, um projeto de recuperação e viabilização daquele espaço”, finalizou.   

O terreno que antes era da União e tinha seu espaço construído pelo Estado, teve sua construção física incorporada, isso quer dizer que hoje o terreno e a construção são bens federais, cedidos para o município. O Governo Municipal com a assinatura do acordo garante o direito de exploração do local por 12 meses. “O momento agora é de decisões de uso. Enquanto vamos arrumando o espaço físico, analisaremos as propostas de parcerias. E para garantir que o Espaço das Américas seja administrado pelo município estamos entrando com um pedido de posse definitiva”, ressaltou Reni.

Parcerias – Com a definição do repasse do Espaço das Américas, a secretaria de Turismo já elabora um grande projeto com apoio da Itaipu Binacional, ICVB e Fundo Iguassu, para a ocupação não só do espaço, mas de todo o Marco. “Estamos trabalhando no projeto para licitação, provavelmente concessão de um grande complexo turístico, com alguns novos atrativos, como a gastronomia”, disse o secretário Jaime Nascimento.  

Espaço das Américas – Na parte externa do Espaço das Américas é possível observar a união dos três países, Brasil, Paraguai e Argentina, cortados pelos rios Iguaçu e Paraná. Inaugurado em 17 de janeiro de 1997, foi projetado pelo arquiteto Domingos Bongestabs. Tinha o objetivo de realizar eventos de temas políticos, empresariais, culturais e ambientais relacionados aos países do MERCOSUL. O espaço tem capacidade para receber até 400 pessoas.
 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz