contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

UNILA abre curso de português para estrangeiros As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de outubro

As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de outubro


Por: Garon Piceli

Publicado em:

Estão abertas as inscrições para o curso de português promovido pelo projeto de extensão Curso Preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), coordenado pelo professor de Língua Portuguesa Adicional e Linguística da UNILA, Leandro Diniz. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de outubro pelo e-mail celpebras.unila@gmail.com.

“O curso é voltado para moradores da região da Tríplice Fronteira (Paraguai / Brasil / Argentina) que desejam aprimorar sua competência na produção e interpretação de diferentes textos orais e escritos – menos ou mais formais – e, ainda, preparar-se para o Celpe-Bras”, explica o docente.

Os interessados em participar do curso deverão fazer uma prova de proficiência no dia 22 de outubro, a partir da qual será feita a seleção. Será formada uma turma para este ano – com aulas às segundas-feiras, das 18h30 às 20h30, nos meses de novembro e dezembro. E ainda um outro grupo para o ano que vem. O curso é gratuito e será ministrado na UNILA Centro.

“As aulas serão planejadas de modo a permitir o trabalho com diferentes gêneros que fazem parte de práticas acadêmicas, profissionais e cotidianas. Trabalharemos a oralidade, mas o foco será a produção escrita, o que requer do aluno uma dedicação fora da sala de aula também”, afirma o professor.

Celpe-Bras – Desenvolvido pelo Ministério da Educação brasileiro, o Celpe-Bras é o único exame de português reconhecido oficialmente no Brasil, sendo atualmente exigido para a obtenção de bolsas de graduação e pós-graduação, bem como para a convalidação de diplomas de profissionais que desejam trabalhar ou estudar no país.

“O Celpe-Bras foi aplicado pela primeira vez em 98. Sua criação está diretamente relacionada à configuração do MERCOSUL – que impulsionou os intercâmbios do Brasil com outros países – e à necessidade de avaliar e certificar a proficiência de estrangeiros que precisam utilizar o português em diferentes contextos”, contextualiza Leandro Diniz, que é membro da atual Comissão Técnico-Científica do exame.

Em maio deste ano, o docente defendeu, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a tese de doutorado Política linguística do Estado brasileiro na contemporaneidade: a institucionalização de mecanismos de promoção da língua nacional no exterior. Ele explica que, dentre as ações brasileiras para a divulgação internacional do português, estão aquelas levadas a cabo pelo Itamaraty, por meio dos Centros Culturais Brasileiros e Institutos Culturais bilaterais, encarregados do ensino de português e da difusão da literatura e de outras expressões artísticas no exterior.

Nessas instituições, presentes em diferentes países da América Latina, assim como em diversas universidades brasileiras e estrangeiras, o exame Celpe-Bras é aplicado. “Esperamos que, futuramente, a UNILA também possa ser credenciada como posto aplicador do exame. Seria uma iniciativa importante para a Universidade em particular, e para a região de maneira mais geral”, afirma o professor.

SERVIÇO

Inscrições: Até o dia 19 de outubro
E-mail: celpebras.unila@gmail.com
Prova de proficiência: 22 de outubro
Aulas: Às segundas das 18h às 22h30 
Local: UNILA Centro

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz