Previous slide
Next slide

Unila abre inscrições para curso de Libras voltado a servidores públicos

Previous slide
Next slide


Servidores públicos de Foz do Iguaçu podem inscrever-se, até o dia 20 de junho, para o curso básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais) ofertado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O curso de extensão tem parceria com o Sindicato dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu (Sismufi). Para realizar a inscrição é necessário acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (goo.gl/HmI9yb).

O objetivo do curso é instrumentalizar os servidores públicos no atendimento a surdos. No total, estão sendo oferecidas 30 vagas. A carga horária é de 40 horas, com encontros semanais, e as aulas serão realizadas na sede do Sismufi (Rua Tarobá, 249, Centro).  A previsão é que o curso inicie na última semana de junho.

O conteúdo programático é focado na introdução à Libras, com aprendizado de alfabeto e saudação, além de gramática (verbos, substantivos, adjetivos e advérbios). As aulas acontecem dentro de diferentes contextos, como ambientes de segurança pública, hospital, sala de aula e outros espaços administrativos.

“A proposta é que a Unila seja um instrumento de mediação no processo de aprendizagem de Libras, para que haja a inclusão dos surdos em nossa sociedade. E que a Universidade também contribua no cumprimento da lei federal que reconhece Libras como uma língua usada pela comunidade surda e que deve ser difundida na sociedade”, afirma a coordenadora do projeto e professora de Libras da Universidade, Dilma Santos.

A aulas também terão a participação de estudantes da Unila que já cursaram a disciplina Libras II. “Com isso, desejamos aproximar a comunidade da Universidade e proporcionar a esses discentes uma experiência de ensino”, complementa a docente.

Previous slide
Next slide