contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Unila abre inscrições para curso gratuito de Libras Inscrições podem ser feitas até o dia 6 de fevereiro

Inscrições podem ser feitas até o dia 6 de fevereiro


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

Estão abertas as inscrições para curso básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que integra um projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). No total, serão ofertadas 30 vagas – 15 para servidores da Universidade e 15 para a comunidade. Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 6 de fevereiro, enviando os dados pessoais (nome, CPF ou RG, telefone e e-mail de contato) para o e-mail di_fellini@hotmail.com.

Foto: Ilustração
Das 30 vagas, 15 são abertas para a comunidade iguaçuense

As aulas acontecem entre os dias 4 de março e 2 de dezembro, às quartas-feiras, das 18h20 às 20 horas, em local que ainda será definido. O curso terá uma carga horária total de 80 horas, com direito à certificação dos alunos. A formação tem como objetivo trabalhar o aprendizado da estrutura da língua – organização de sentença e expressões.

“O intuito é que tanto os funcionários quanto os docentes que irão atuar diretamente com os surdos tenham domínio da língua. O objetivo é, também, que essa oferta abranja a sociedade em geral, contribuindo para a inclusão dos surdos nas diferentes esferas sociais”, explica a professora de Libras da UNILA e coordenadora do projeto, Dineia Fellini.

Libras no Ensino Superior – Nos marcos legais, desde 2002 a Libras é oficializada como língua de expressão e comunicação dos surdos no Brasil. Um decreto de 2005 veio regulamentar essa lei e contribuir para avanços na área, inclusive no ensino superior, no qual é obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério. A Libras também deve ser ofertada como disciplina optativa nos demais cursos de educação superior.

Nesse sentido, a Unila já cumpre a legislação desde 2014, com oferta de disciplinas de Libras para os estudantes da Universidade, e com a presença de dois tradutores na área de Língua Brasileira de Sinais. “É importante a presença da Libras no ensino superior não só como uma forma de inclusão e acessibilidade, mas também no sentido de esclarecimentos, a exemplo de que a Libras não se trata de gestos ou mímicas, mas uma língua oficial”, finaliza Dineia.

 
 

 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz