Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Unila abre inscrições para “Jornadas Latino-Americanas de Linguagens e Culturas” Evento acontece nos dias 9 e 10 de maio, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu

Evento acontece nos dias 9 e 10 de maio, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu


Por: Leca

Publicado em:

 
Nos próximos dias 9 e 10 de maio, será realizado, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, o evento "I Jornadas Latino-Americanas de Linguagens e Culturas: homenagem aos 100 Anos de Octavio Paz e Julio Cortázar". As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por este link. Organizado por uma comissão de professores da UNILA, com apoio da Fundação Cultural, o evento é gratuito e tem como tema o centenário de nascimento de dois importantes ícones latino-americanos da literatura: o mexicano Octávio Paz e o argentino Julio Cortázar.
 
No evento, haverá espaço para apresentação de pesquisas e projetos de extensão, apresentações culturais, exibição de vídeos e mesa-redonda com leituras poéticas dirigidas. De acordo com o professor Marcelo Marinho, o objetivo do evento é promover a integração horizontal e vertical da UNILA, assim como a divulgação da pesquisa e extensão realizada no Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH) e dos cursos de graduação e de pós-graduação. "Optou-se por um formato de evento que integre graduação e pós-graduação, por meio da inclusão de um seminário de apresentação dos projetos de pesquisa dos mestrandos ingressantes em 2014, assim como uma sessão de painéis com os resultados de pesquisas realizadas no instituto. Haverá, também, um módulo de sensibilização à leitura de textos literários, com ênfase na formação complementar dos professores da rede de ensino fundamental e médio", explica.

 
A proposta da Comissão Organizadora é de que sejam feitas duas edições do evento ao ano, sendo a próxima em outubro. O evento destina-se a estudantes da UNILA e de outras instituições da região, além de professores de ensino fundamental e médio e comunidade local.
 
Sobre os homenageados
 
Octavio Paz foi um poeta, ensaísta, tradutor e diplomata mexicano, notabilizado, principalmente, por seu trabalho prático e teórico no campo da poesia moderna ou de vanguarda. Recebeu o Nobel de Literatura de 1990. É considerado um dos maiores escritores do século XX e um dos grandes poetas hispânicos de todos os tempos. Publicou mais de vinte livros de poesia e incontáveis ensaios de literatura, arte, cultura e política, desde "Luna Silvestre", seu primeiro livro, de 1933. Nasceu em 1914, na Cidade do México.
 
Julio Cortázar foi um escritor argentino. Ttambém nasceu em 1914, na embaixada da Argentina em Ixelles, distrito de Bruxelas, na Bélgica, e voltou à sua terra natal aos quatro anos de idade. Formou-se em Letras em 1935. É considerado um dos autores mais inovadores e originais de seu tempo, mestre do conto curto e da prosa poética. Seu livro mais conhecido é "Rayuela (O Jogo da Amarelinha)", de 1963, que permite várias leituras orientadas pelo próprio autor. Cortázar inspirou um grande número de cineastas, entre eles o italiano Michelangelo Antonioni, cujo longa-metragem "Blow-up" foi baseado no conto "As Babas do Diabo" (do livro "As Armas Secretas").
 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz