contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Unila abre mais de 600 vagas para cursos de curta duração Voltadas para a comunidade, aulas começam em setembro

Voltadas para a comunidade, aulas começam em setembro


Por: Leca

Publicado em:

Um total de 27 cursos de curta duração, de aproximadamente três meses de duração, será oferecido pela UNILA, por meio da Pró-reitoria de Extensão, a partir de setembro. Desses, oito são voltados a comunidade em geral e já estão com as inscrições abertas. Os demais possuem um público-alvo específico, como escolas ou centros comunitários, onde o processo de seleção irá ser realizado. Todos os cursos são gratuitos e a inscrição é feita mediante preenchimento de ficha (disponível aqui) e envio ou entrega em local específico. Cada curso conta com duração, número de vagas e periodicidade diferentes, que podem ser consultadas abaixo ou diretamente com a PROEX. No total, há mais de 620 vagas abertas.

Há cursos de línguas (espanhol, francês, português e inglês), artes e expressões (audiovisual, desenho, teatro, locução para rádio e literatura), além de matemática, informática e hortas comunitárias. Outros abordam temas sociais e políticos, como cidadania crítica, diálogos sobre a teoria da dependência e independência, consciência negra, etnologia indígena, identidades e expressões culturais.

Cursos abertos à comunidade:

Curso de Artes Visuais (20 vagas, 5 horas/semana)
Inscrições de 10 a 20 de setembro, pelo email cursoartesvisuaisunila@gmail.com (com envio de informações pessoais) .
Aulas aos sábados (9h às 14h), de 28 de setembro a 14 de dezembro, na Fundação Cultural.
Voltado a estudantes de ensino médio, a partir dos 16 anos, que tenham interesse pelas artes em geral, além de estudantes (especialmente os matriculados em Arquitetura e Urbanismo, Letras, Artes e Mediação Cultural e Cinema e Audiovisual) e comunidade em geral.
Resumo: A compreensão da linguagem visual e de seus elementos fundamentais (ponto, linha, espaço, luz, cor, textura e ritmo) por meio do desenvolvimento das habilidades básicas do desenho e da da aplicação de diferentes técnicas (como grafite, carvão e nanquim).

Abaporu – Curso de desenho e noções artísticas (30 vagas, 36h)
Coordenadora: Renata Machado – www.cursoabaporu.wordpress.com
Inscrições de 20 a 26 de setembro, presencial e através de e-mail
Voltado a crianças e jovens interessados em aprimorar suas habilidades artísticas e de desenho.
Aulas: sexta-feira (18h30 às 21h30), de 4 de outubro a 12 de dezembro, na rua Benjamin Constant, 62, centro, Foz do Iguaçu.
Resumo: Promover a educação pessoal por meio do desenvolvimento de noções artísticas. Para interessados no aprendizado de técnicas de desenho e historia da arte. Curso de nível básico para quem gostaria de aprender a desenhar, estimular a sensibilidade e expressão artística de modo geral.

Curso de francês, Bonjour, Foz do Iguaçu (34 vagas em duas turmas, 40h)
Coordenação: Gabriela Aline Silveira Pratti
Inscrições de 7 a 14 de setembro, a partir de preenchimento de ficha e envio por e-mail – gabriela.pratti@aluno.unila.edu.br ou gabi.pratti@hotmail.com – (em caso de número elevado, haverá sorteio entre os primeiros).
Duas turmas serão abertas – uma para iniciantes, jovens e adultos interessados em aprender francês, outra para adolescentes de 12 a 14 anos que já possuam algum conhecimento em francês.
Aulas de 27 de setembro a 21 de dezembro, aos sábados (turma 1 de 10h às 12h, na UNILA Centro, e turma 2, de 15h30 às 17h30, na Primeira Igreja Batista em Foz do Iguaçu, rua Antônio Raposo, 766, centro).
Resumo: O Bonjour, Foz do Iguaçu! irá oferecer aulas gratuitas de francês, no nível básico I (para iniciantes) e nível básico II, para alunos que já tenha algum conhecimento no idioma, este tendo como foco a conversação. As aulas serão presenciais, com duração de duas horas semanais e seguirão as referências do Français Langue Étrangere – FLE.

Let´s get ready to learn English! – Curso Básico de Língua-Cultura Inglesa (40 vagas, 60h)
Coordenação: Henrique Rodrigues Leroy
Inscrições de 4 a 20 de setembro, por meio de formulário e envio aos emails chinchuina@hotmail.com e desiderimarx@gmail.com
Voltado à comunidade da UNILA e alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas municipais.
Aulas de 10 de setembro a 10 de dezembro, às terças-feiras, de 18h às 21h, no Colégio Estadual Bartolomeu Mitre (Avenida Jorge Schimmelpfeng, 351, centro).Resumo: 100% grátis e com aulas interativas! Veja, escute, fale, leia, escreva e aguce seus sentidos em inglês! O curso básico de língua-cultura inglesa visa a desenvolver as habilidades integradas da língua inglesa (ouvir, falar, ler e escrever), objetivando legitimar as competências gramaticais, discursivas, estratégicas e interculturais.

Español Intercultural – Tópicos especias em língua espanhola com foco na interação intercultural (30 vagas, 30h)
Coordenação: Natalia dos Santos Figueiredo – espanholintercultural.blogspot.com.br
Inscrições de 04 a 20 de setembro de 2013, por meio de ficha de inscrição a ser solicitada pelos e-mails espanol.intercultural@unila.edu.br ou espanolintercultural@gmail.com.
Aulas serão de 28 de setembro a 14 de dezembro e serão realizadas no Colégio Estadual Bartolomeu Mitre.
Resumo: Este curso é aberto à comunidade e busca ensinar pontos relevantes da língua espanhola, essenciais na hora da interação, visando eliminar, ou pelo menos, atenuar possíveis maus entendidos de comunicação. A ideia é a de ampliar o conhecimento da língua e sua variedade, que acompanha também uma imensa variedade cultural. Não é necessário um conhecimento prévio da língua.

Entendendo os Fenômenos da Natureza: Oficina de Materiais Paradidáticos (30 vagas, 33h)
Coordenação: Marcia Aparecida Procopio da Silva Scheer – facebook
Inscrição de 4 a 20 de setembro, por meio de email a curso_fnatureza@outlook.com , contendo dados.
Voltado a professores da rede estadual e municipal de ensino de Foz do Iguaçu e região, estudantes universitários e demais interessados no assunto (com ensino médio concluído).
Aulas às terças-feiras (14h às 17h), de 27 de setembro a 13 de dezembro, no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
Resumo: O curso tem como objetivo aprofundar o conhecimento do aluno quanto aos sistemas dinâmicos da Terra e a distribuição dos seres vivos, capacitar o aluno na confecção de materiais paradidáticos referentes aos fenômenos da natureza, e aguçar a capacidade crítica do aluno quanto à exploração antrópica dos recursos naturais e os principais impactos gerados.

América Latina: Diálogos sobre dependência e independência (25 a 30 vagas, 60h)

Coordenação: Marina Machado Gouvêa – teoriadadependencia.blogspot.com.br
Inscrição de 9 de setembro a 18 de setembro
Voltado a estudantes de graduação e pós-graduação, movimentos sociais e comunidade em geral.
As inscrições serão realizadas por meio de formulário online.
Aulas aos domingos (alternados), de 9h às 18h, e durante uma semana do mês de outubro, de segunda a sexta, de 8h às 18h. De 20 de setembro a 20 de dezembro.
Aulas no Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu, na Alameda Batuíra, 146, na Vila A.
Resumo: A proposta nasceu da demanda pelo aprofundamento criativo do debate acerca das características Latino-Americanas, que ao mesmo tempo nos aproximam e nos diferenciam, e da necessidade de problematizar alguns dos laços externos que contribuíram para o papel subordinado da região no processo de desenvolvimento capitalista, bem como, e especialmente, da necessidade de problematizar os processos de internalização de tais laços.

Ciudadanía Crítica (15 vagas, 32h)
Coordenação: Laura Amato – facebook
Inscrições de 23 de setembro a 10 de outubro, a partir de envio de email a britezacuna@gmail.com
Voltado a alunos de ensino médio.
Aulas de 5 de outubro a 14 de dezembro, aos sábados, de 10h às 12h, na rua Belfort Duarte, 1660, bairro Parque Morumbi.
Resumo em espanhol: El curso de Extensión apunta a la construcción de espacios para el despertar del pensamiento crítico en los jovenes, con base a diferentes temas relacionados al contexto social actual, donde ellos puedan aprender y auto-cuestionarse, lo que no significará la des-construcción o des-ligitamación de las diferentes concepciones del mundo que cada uno tenga, sino que permitirá reinventar foramas futuras de relación con las demás personas.

Há, ainda, cursos para a comunidade acadêmica. Veja mais neste link.

Recomendado para você

Anúncio

Promoção natal ACIFI

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz