Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Unila abre processo seletivo para 300 alunos


Por:

Publicado em:

As inscrições para o processo seletivo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) foram abertas quinta-feira (17), com a publicação de edital no Diário Oficial da União (DOU). Inicialmente, serão oferecidas 150 vagas para alunos brasileiros – outra quantidade igual de vagas será ocupada por alunos do Paraguai, Uruguai e Argentina. As aulas estão marcadas para começar em agosto deste ano no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu.

Neste primeiro ano, serão oferecidos seis cursos de graduação, cada um com 25 vagas, para alunos brasileiros: Ciências Biológicas: Ecologia e Biodiversidade (no período da manhã); Relações Internacionais e Integração (tarde); Economia, Integração e Desenvolvimento (noite); Sociedade, Estado e Política na América Latina (tarde); Engenharia Ambiental de Energias Renováveis (manhã); e Engenharia Civil de Infraestrutura (manhã).

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, no site da Unila (www.unila.edu.br), até o dia 16 de julho. O candidato poderá indicar no formulário de inscrição dois cursos de graduação de interesse – sendo opção 1 e opção 2. De acordo com o edital, o candidato somente concorrerá à opção 2 caso as vagas para este curso não tenham sido preenchidas por candidatos da opção 1.

A seleção dos alunos brasileiros terá como base as notas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2009. Já a seleção dos alunos estrangeiros será feita conforme critérios estabelecidos pelos ministérios da Educação de cada país, a partir da avaliação do histórico escolar. O edital completo sobre a seleção já pode ser acessado no site da Unila.
  
Ponderação – O reitor pro tempore da Unila, Hélgio Trindade, observa que no processo seletivo haverá uma ponderação em favor dos candidatos egressos de escolas públicas brasileiras. O aluno que frenquentou três anos na rede pública terá a nota do Enem multiplicada por 1.3; com dois anos de escola pública, a nota será multiplicada por 1.2; e um ano, 1.1.

Segundo Trindade, a ponderação tem base estatística: 89% dos alunos brasileiros de ensino médio estão matriculados na rede pública, enquanto apenas 11% nas escolas privadas. Nos processos seletivos tradicionais, no entanto, as escolas privadas preponderam sobre as públicas, estabelecendo uma distorção. “Por isso nós queremos com essa ponderação valorizar os alunos que vêm das escolas que são majoritárias”, explicou.

Trindade acrescenta que a expectativa é que já no próximo processo seletivo, em março de 2011, o número de alunos selecionados possa chegar a 2 mil. A ideia é também ampliar, progressivamente, o número de países participantes nos processos de seleção da Unila.

Bilíngue – Localizada na região da Tríplice Fronteira, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana é a primeira instituição transnacional de ensino da América Latina, com ensino bilíngue – português e espanhol – e quadro docente dividido entre brasileiros e estrangeiros. Por enquanto, as aulas serão ministradas no PTI, mas o campus será construído também dentro de uma área cedida por Itaipu, com projeto assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz