contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Unila abre vagas para Mestrado em Física Aplicada Universidade irá selecionar alunos por exame unificado

Universidade irá selecionar alunos por exame unificado


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) publicou edital PPGFISA 001/2015 regulamentando o processo de seleção dos candidatos a uma vaga no mestrado em Física Aplicada da Unila, com início no primeiro semestre de 2016. Os interessados devem ficar atentos ao prazo de inscrição para o Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (EUF), pelo qual os candidatos serão selecionados. As inscrições para o exame começaram na última segunda-feira, 03, e prosseguem até 28 de agosto. Estrangeiros residindo fora do Brasil têm um prazo menor: até 14 de agosto.

As provas serão realizadas nos dias 14 e 15 de outubro e o resultado será encaminhado para o candidato por correio ou e-mail até o dia 24 de novembro. O Exame Unificado traz como facilidade a possibilidade de o candidato realizar a prova na instituição participante que escolher – no Brasil ou exterior – não havendo necessidade de deslocamento até Foz do Iguaçu. Além do exame de conhecimentos, a seleção para o mestrado da Unila será realizada também por meio de avaliação do histórico escolar de graduação, do curriculum vitae e de cartas de recomendação.

O Programa de Física Aplicada da Unila, o primeiro da área na região oeste do Paraná, conta com nove professores de Física e um de Química e oferece dez vagas. As aulas terão início no primeiro semestre de 2016. O mestrado é destinado a professores e outros profissionais ligados às áreas de Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias. “O programa contribui para que a Unila possa ter mais visibilidade na área de Física em âmbito nacional e atende a uma demanda de Foz do Iguaçu e região”, avalia o coordenador do programa de pós-graduação em Física Aplicada da Unila, Marcelo G. Hönnicke.

O diferencial do mestrado da Unila é a ênfase na aplicação direta da Física, com linhas de investigação que abrangem a Física Teórica e a Física Experimental. São duas áreas de concentração: Física Teórica e Computacional e Física da Matéria Condensada. A primeira área inclui duas linhas de pesquisa: Sistemas Complexos; e Física, Matemática e Mecânica Celeste. A segunda área, por sua vez, compreende outras duas linhas: Termodinâmica e Físico-Química; e Materiais e Dispositivos.

Os estudos de Sistemas Complexos ampliam a previsão de processos que possuem diversidade de escalas de espaço e tempo. Já a linha Termodinâmica e Físico-Química envolve a possibilidade de estudos como sistemas físicos, químicos e biológicos, além de modelos de dinâmica molecular. Por fim, os estudos em Materiais e Dispositivos abarcam pesquisas nas áreas de desenvolvimento de células solares, filmes finos, materiais nanoestruturados, dispositivos de instrumentação, entre outras.

Para as aulas de mestrado, os estudantes terão à disposição laboratórios e equipamentos como um difratômetro de raios-X multipropósito e multiusuário e um microscópio eletrônico de varredura.
 
 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz