contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Educação em Foz do Iguaçu

Unila abrirá vagas para mais dois mestrados em outubro Cursos em Física Aplicada e em Políticas Públicas e Desenvolvimento estão com os editais publicados

Cursos em Física Aplicada e em Políticas Públicas e Desenvolvimento estão com os editais publicados


Por: Assessoria

Publicado em:

Os mestrados em Física Aplicada (FISA) e em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPD) publicaram editais com as normas para a seleção de alunos regulares para 2017. As inscrições serão abertas em outubro. São 28 vagas no total.

O FISA (edital 13/2016) está oferecendo dez vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa: Física da Matéria Condensada; e Física Teórica e Computacional. O diferencial do mestrado em Física Aplicada da Unila é a ênfase na aplicação direta da Física, com linhas de investigação que abrangem a Física Teórica e a Física Experimental. Para as aulas de mestrado, os estudantes terão à disposição laboratórios e equipamentos, como um difratômetro de raios-X multipropósito e multiusuário e um microscópio eletrônico de varredura.

As inscrições estarão abertas de 17 de outubro a 8 de janeiro do próximo ano. As vagas são destinadas a graduados em Física ou em áreas das Ciências Exatas ou Tecnológicas. O processo seletivo inclui análise do currículo escolar e pessoal, apresentação de cartas de recomendação e resultado de exame específico – o candidato poderá optar pelo Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (EUF) ou por uma prova de conhecimentos que será aplicada pela Unila, em fevereiro do próximo ano, quando também será divulgada a lista de aprovados.

Aqueles com domicílio a mais de 300 km de Foz do Iguaçu podem solicitar a realização da prova de conhecimentos em outro local, indicando um docente para ser responsável pela aplicação. O edital prevê, ainda, um curso de nivelamento, com duração de seis meses, para candidatos graduados em licenciaturas ou que ainda tenham de aprimorar conhecimentos. Nesse caso, o candidato é matriculado como aluno especial para disciplinas como Física Matemática, Teoria Eletromagnética e Mecânica Quântica.

Sociedade e Desenvolvimento

O PPD (edital PPGPPD 38/2016) tem 18 vagas abertas em duas linhas de pesquisa: Estratégias de Desenvolvimento (nove vagas) e Políticas Públicas e Sociedade (nove vagas). As vagas em cada linha estão divididas da seguinte forma: três para ampla concorrência, duas para ações afirmativas, três para candidatos estrangeiros (América Latina e Caribe) e uma destinada ao Programa de Bolsas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, do qual a Unila faz parte.

As inscrições poderão ser feitas de 1º a 20 de outubro. O processo de seleção será realizado nos meses de novembro e dezembro, em três fases: análise do projeto (eliminatória), análise do currículo (classificatória) e entrevista a distância (classificatória). O resultado final sai no dia 15 de dezembro.

O mestrado de Políticas Públicas e Desenvolvimento gira em torno da necessidade de explorar questões relativas ao papel do Estado e das políticas públicas diante dos grandes desafios da sociedade contemporânea, identificando problemas ligados, sobretudo, aos processos de elaboração, implantação, distribuição e redistribuição de recursos; aos conflitos sociais inerentes aos processos de decisão; e à repartição de custos e benefícios sociais. Além disso, o mestrado em PPD busca analisar a relação entre os agentes estatais e demais atores no planejamento, produção e implantação de políticas públicas.

O corpo docente do mestrado é composto por 21 professores, lotados nos quatro institutos da Unila. São 17 docentes permanentes e 4 colaboradores. O mestrado também contará com dois colaboradores externos (visitantes).

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz