Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

UNILA oferece curso de Guarani para a comunidade Os professores dos cursos são acadêmicos, que possuem o guarani e o quéchua como língua materna

Os professores dos cursos são acadêmicos, que possuem o guarani e o quéchua como língua materna


Por: Garon Piceli

Publicado em:

A UNILA abriu, nesta semana, as inscrições para 25 vagas no curso de Guarani, nível básico (I) em Foz do Iguaçu. As aulas serão ministradas por alunos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e acontecerão no prédio da UNILA Centro (rua Alameda Rui Ferreira, 164). O curso será aos sábados, das 10 às 12h, com início no dia 22 de setembro. Para se inscrever, é necessário preencher a ficha disponível em http://unila.edu.br/noticia/língua-guarani-0 e encaminhar para o e-mail cursodeguarani@hotmail.com .

As aulas do módulo I são destinadas a quem ainda não tem qualquer experimentação no idioma guarani. O objetivo é fazer com que o participante perceba a língua, o som das letras e palavras, sua construção frasal, sua influência no continente e importância, em especial, ao Paraguai, onde é idioma oficial junto ao castelhano (espanhol). “Trata-se de um reconhecimento do idioma. Neste primeiro módulo queremos fazer com o que aluno perceba e identifique o guarani. Já no segundo, o objetivo é reforçar a oralidade, os diálogos e a comunicação entre os participantes”, explica Maria Eta Vieira, que é professora do curso de Letras, Expressões Linguísticas e Literárias. Ela também é coordenadora do projeto de extensão Culturas guaranis, aspectos socioculturais, diversidade linguística e transmissão de saberes, que tem como uma das ações a realização do curso.

Sequência
Oferecido pela primeira vez, o módulo III de guarani reúne estudantes que já cumpriram as etapas anteriores. “Neste módulo, o aluno terá mais contato com a redação e produção acadêmica em guarani”, avisa a professora. Além do guarani, há aulas também de quéchua, idioma falado nos países andinos. À exceção do módulo I de guarani, todos os demais, inclusive de quéchua, já iniciaram as aulas.

Professores
Os professores dos cursos são acadêmicos da UNILA, que possuem o guarani e o quéchua como língua materna. Um deles é Derlis Sandoval, da primeira turma do curso de Letras, Artes e Mediação Cultural. “O interesse e a expectativa das pessoas chega a ser maior que a nossa. Interesante manter os cursos, porque é uma forma de integrar culturas e connhecimentos de toda América Latina, quebrando também os preconceitos”, contextualiza Derlis. 

 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz