contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

UNILA participa de Comitê para promover integração na fronteira entre o Brasil e a Argentina


Por: Leca

Publicado em:

Representantes dos Consulados do Brasil e da Argentina se reuniram no dia 23 (segunda-feira), em Puerto Iguazu, para a formação de um Comitê de Integração Fronteiriça de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu, a fim de discutir temas comuns vivenciados em regiões da fronteira binacional. A Universidade Federal da Integração Latino-Americana foi convidada a participar desta reunião como representante de órgãos de ensino superior e por sua natureza de englobar temas que são de interesse comum aos dois países.

Foto: Unila
Participação do vice-reitor Nielsen de Paula Pires na Comissão de Facilitação Fronteiriça

Participação do vice-reitor Nielsen de Paula Pires na Comissão de Facilitação FronteiriçaA UNILA participou efetivamente de duas das quatro comissões formadas. O vice-reitor Nielsen de Paula Pires integrou a Comissão de Facilitação Fronteiriça, em que foram tratadas sugetões e providências para cessão de vistos a estudantes e o fluxo de veículo privados e oficiais na fronteira. Dentro das alternativas apresentadas foi que moradores de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu podem providenciar documento de Trânsito Vicinal de Fronteira que, para fins específicos, substitui documentos como identidade civil ou carteira nacional de habilitação. O documento agiliza o registro no posto de imigração e pode ser confeccionado nos dois países.

Já na Comissão de Cultura, Educação e Saúde, o coordenador de Relações Institucionais da UNILA, Mário Resende, representou a Universidade nas questões de ensino bilíngue, facilidades para a circulação de alunos e docentes na fronteira, programas binacionais de pós-graduação e o reconhecimento de títulos universitários entre os dois países. O objetivo principal foi sugerir alternativas para que docentes e estudantes possam garantir o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão em território além da fronteira e oportunizar a continuidade ao Projeto Escola Intercultural Bilingue de Fronteira, o qual a UNILA é responsável na região, pelo lado brasileiro.

Participação do coordenador de Relações Institucionais, Mario Resende, na Comissão de Cultura, Educação e SaúdeO resultado das sugestões e demandas levantadas nas comissões foram regitrados em ata que será encaminhada aos Vice-Consulados dos dois países, que se reunirão na próxima semana, na Comissão de Desenvolvimento Fronteiriço, a fim de subsidiar os representantes consulares nas decisões que podem facilitar o fluxo de pessoas e principalmente as relações na área de educação superior entre os dois países. Além das demandas específicas, os representantes da UNILA expuseram as particularidade da Universidade, os cursos ofertados, os futuros processos seletivos e as perspectivas de crescimento da instituição.

Recomendado para você

Anúncio

Promoção natal ACIFI

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz