contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Unila promove 1º Festival Cultural Latino-Americano em Foz Evento é gratuito e será aberto ao público no dia 05 de dezembro

Evento é gratuito e será aberto ao público no dia 05 de dezembro


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

Música, teatro, poesia, performance e mostra de arte integram a programação do 1º Festival Cultural Latino-Americano, que acontece no dia 5 de dezembro, a partir das 16h, na praça do Mitre, em Foz do Iguaçu. O evento, gratuito e aberto ao público, tem como objetivo fortalecer e difundir a identidade latino-americana na região da Tríplice Fronteira, a partir da valorização da diversidade cultural. A iniciativa também visa contribuir com o fomento de espaços que permitam a participação da comunidade no fortalecimento da integração da região, por meio de eventos culturais.

“O Festival nasce com o intuito de aproximar a comunidade acadêmica da Unila com outros moradores de Foz do Iguaçu e região, visibilizando o potencial multicultural que a Universidade possui para promover a integração. Hoje, o processo integracionaista na Amércia Latina tem sido pensado muito mais em função do comércio, no entanto é fundamental que ele aconteça, também, por meio da cultura”, diz Jesus Ojeda, um dos organizadores do evento e estudante do mestrado em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL), da Unila.

O Festival Cultural é organizado por um coletivo de estudantes da Universidade, pela Sociedad para la Cooperación y Desarrollo Latinoamericano (Socodela) e, ainda, pelo Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), da Unila. O evento também conta com o apoio do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP), da Revista 100 Fronteiras e da Universidad Privada del Este (UPE).

Atrações culturais – Participam das atividades artísticas estudantes de onze nacionalidades da América Latina, que integram o quadro discente da Universidade. Acadêmicos dos países Equador, Argentina, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Uruguai, Haiti, Colômbia, Venezuela, além do Brasil, apresentam tradições, folclores, músicas e poesias dos seus respectivos países. A revista Peabiru, projeto de extensão da Unila que aborda a cultura latino-americana, marca presença no Festival com videoinstalação e varal de exposição do material de suas últimas edições.

Grupos musicais de Foz do Iguaçu, Maracatu Alvorada e Côco da Macaíba, também integram a programação. Participam, ainda, atrações de outros estados brasileiros, como um grupo teatral de Porto Alegre, que encena “No palco Ruth de Souza”, peça na qual é retratada a história e a representação dessa atriz que consolidou sua carreira enfrentando barreiras e preconceitos. Do Paraguai, o grupo folclórico Canindeyú Mbarete, da cidade de Nueva Esperanza, faz apresentação de dança intitulada "Los colores de mi bandera".

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz