Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Unila promove 1º Festival Cultural Latino-Americano em Foz Evento é gratuito e será aberto ao público no dia 05 de dezembro

Evento é gratuito e será aberto ao público no dia 05 de dezembro


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

Música, teatro, poesia, performance e mostra de arte integram a programação do 1º Festival Cultural Latino-Americano, que acontece no dia 5 de dezembro, a partir das 16h, na praça do Mitre, em Foz do Iguaçu. O evento, gratuito e aberto ao público, tem como objetivo fortalecer e difundir a identidade latino-americana na região da Tríplice Fronteira, a partir da valorização da diversidade cultural. A iniciativa também visa contribuir com o fomento de espaços que permitam a participação da comunidade no fortalecimento da integração da região, por meio de eventos culturais.

“O Festival nasce com o intuito de aproximar a comunidade acadêmica da Unila com outros moradores de Foz do Iguaçu e região, visibilizando o potencial multicultural que a Universidade possui para promover a integração. Hoje, o processo integracionaista na Amércia Latina tem sido pensado muito mais em função do comércio, no entanto é fundamental que ele aconteça, também, por meio da cultura”, diz Jesus Ojeda, um dos organizadores do evento e estudante do mestrado em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL), da Unila.

O Festival Cultural é organizado por um coletivo de estudantes da Universidade, pela Sociedad para la Cooperación y Desarrollo Latinoamericano (Socodela) e, ainda, pelo Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), da Unila. O evento também conta com o apoio do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP), da Revista 100 Fronteiras e da Universidad Privada del Este (UPE).

Atrações culturais – Participam das atividades artísticas estudantes de onze nacionalidades da América Latina, que integram o quadro discente da Universidade. Acadêmicos dos países Equador, Argentina, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Uruguai, Haiti, Colômbia, Venezuela, além do Brasil, apresentam tradições, folclores, músicas e poesias dos seus respectivos países. A revista Peabiru, projeto de extensão da Unila que aborda a cultura latino-americana, marca presença no Festival com videoinstalação e varal de exposição do material de suas últimas edições.

Grupos musicais de Foz do Iguaçu, Maracatu Alvorada e Côco da Macaíba, também integram a programação. Participam, ainda, atrações de outros estados brasileiros, como um grupo teatral de Porto Alegre, que encena “No palco Ruth de Souza”, peça na qual é retratada a história e a representação dessa atriz que consolidou sua carreira enfrentando barreiras e preconceitos. Do Paraguai, o grupo folclórico Canindeyú Mbarete, da cidade de Nueva Esperanza, faz apresentação de dança intitulada "Los colores de mi bandera".

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz