contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Unila promove palestra sobre o Estatuto do Desarmamento Grupo de pesquisa fala sobre o tema nesta quinta-feira, 03, no Parque Tecnológico de Itaipu

Grupo de pesquisa fala sobre o tema nesta quinta-feira, 03, no Parque Tecnológico de Itaipu


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

“Armas de fogo, criminalidade e violência no Brasil: o papel do Estatuto do Desarmamento” é o tema da palestra do professor Marcelo Justus, durante o 2º Seminário Acadêmico do Grupo de Pesquisa em Economia Social Latino-Americana (ESLA) da Unila, que será realizado nesta quinta-feira, 03.

O seminário é aberto à comunidade e tem início às 14 horas, no Auditório Paulo Freire (Biblioteca), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Interessados em assistir à palestra e que não tenham crachá para acesso ao PTI devem encaminhar nome e RG para o e-mail esla.unila@gmail.com.

O palestrante Marcelo Justus, professor da Universidade de Campinas (Unicamp) e também integrante do ESLA, é um dos maiores estudiosos brasileiros de Economia do Crime – área da microeconomia que estuda a violência, a criminalidade, o uso de armas de fogo e as leis que visam reduzir esses problemas.

Um dos organizadores do evento e integrante do ESLA, o professor Henrique Coelho Kawamura explica que há vários estudos, realizados principalmente em São Paulo, mostrando que o Estatuto do Desarmamento, ao proibir a posse de armas pela maioria da população, contribuiu para a redução da criminalidade, uma vez que retirou de circulação milhares de armas que, não raro, acabariam na mão de infratores. “Há uma relação direta entre o número de crimes e o de armas em circulação. É um círculo vicioso: mais armas geram mais crime, mais roubo, mais homicídios”, reforça. Segundo ele, a maioria das armas apreendidas são de pequeno calibre e fabricadas no Brasil.

“A Economia do Crime estuda as causas da criminalidade e os impactos da violência na economia e na vida das pessoas. São usados vários modelos estatísticos para medir esses impactos, como a probabilidade de uma pessoa ser vítima do crime mais de uma vez ou a probabilidade de uma pessoa entrar para o crime”, exemplifica Kawamura.

O ESLA se dedica à área da Economia Social, que engloba, além da Economia do Crime, estudos sobre pobreza e distribuição de renda, entre outros aspectos. O grupo, que concluiu recentemente uma pesquisa sobre vitimização – possibilidade de uma pessoa ser vítima da violência –, é composto por alunos, professores e pesquisadores da Unila e de outras universidades.

Serviço:
Palestra: “Armas de fogo, criminalidade e violência no Brasil: o papel do Estatuto do Desarmamento” – Marcelo Justus (Unicamp)
Data: 3 de dezembro
Horário: 14 horas
Local: Biblioteca Paulo Freire – PTI
Credenciamento: esla.unila@gmail.com

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz