contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

UNILA promove projeto Cinedebate A primeira sessão acontece no dia 18 de outubro

A primeira sessão acontece no dia 18 de outubro


Por:

Publicado em:

  

A sétima arte está presente em dois projetos de extensão da UNILA aprovados este ano. Eles fazem parte do Programa Cinedebate, que tem como finalidade promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências e produtos audiovisuais.
 
“A proposta é articular a cultura cinematográfica, a sociedade e as ciências da América Latina por meio da criação de vínculos estratégicos entre UNILA e instituições e organismos tanto nacionais como internacionais dedicados ao estudo, à criação, difusão e preservação do cinema. Desta maneira, os objetivos estão diretamente relacionados com a missão da Universidade em termos acadêmicos e sociais”, explica Bruno López Petzoldt, coordenador do Programa e professor dos cursos de Cinema e Audiovisual e Letras, Artes e Mediação Cultural.
 
Ele relata que uma das parcerias já firmadas pelo Programa foi com a Cinemateca de Curitiba, na qual prevê que algumas mostras realizadas lá possam vir a Foz do Iguaçu.
 
História – Dentro do Programa, um dos projetos de extensão em curso é o Cinedebate História, que este ano terá como novidade a exibição de 14 filmes adquiridos pela UNILA da Programadora Brasil. As produções são documentários, ficção e curtas, que abordam temas como diversidade, ditadura, autoritarismo e democracia.
 
A primeira sessão acontece no dia 18 de outubro, às 19h, na UNILA Centro, com exibição do documentário Os anos JK – uma trajetória política, dirigida por Silvio Tendler. A entrada é gratuita e aberta ao público. Para o debate, foi convidada  Carmen Ficht de Oliveira, professora aposentada que vivenciou os bastidores da vinda de Juscelino Kubitschek a Foz do Iguaçu, na década de 50.
 
“Este ano iremos focar em como os processos históricos estão retratados nos filmes. Vamos trazer discussões, debates, opiniões e sensações que essas produções despertam, com convidados de Foz do Iguaçu fazendo a relação dos filmes com a cidade”, explica o professor de História e coordenador do projeto Paulo Renato da Silva.

Projeto Cinelatino – Outro projeto  de extensão dentro do Programa Cinedebate é o Cineclube Cinelatino: imagens da América Latina a serem decifradas, coordenado pelo professor do curso de Cinema e Audiovisual Estevão Garcia.
 
“O projeto tem como finalidade suprir uma significativa carência cultural existente em Foz do Iguaçu, ocasionada pela ausência de cineclubes, cinematecas ou cinemas de arte. Ao mesmo tempo em que o Cinelatino visa preencher lacunas, objetiva dialogar com os nossos dois países fronteiriços e com toda a América hispânica”, explica o docente.
 
A inciativa busca ainda promover o trabalho interdisciplinar, por meio da reflexão sobre o cinema, e fortalecer os laços entre as atividades da Universidade e a comunidade. Tem como objetivo também introduzir os estudantes (bolsistas e voluntários) ao trabalho de redação sobre cinema – como críticas e sinopses – e a atividades relacionadas à organização de cineclubes e mostras de cinema.
 
“Almejamos formar futuros curadores, pesquisadores e críticos. Os alunos participantes do projeto obterão a orientação pedagógica e o suporte teórico e conceitual para desenvolverem essas áreas de interesse e esse campo de atuação como profissionais de Cinema e Audiovisual”, complementa. 
 
Além da exibição de filmes, o Cinelatino tem como meta criar um site, que será uma plataforma de reflexão sobre o cinema latino-americano, e ainda formar um acervo de livros, revistas e filmes.
 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz