contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

UNILA realiza evento sobre a Consciência Negra a partir de quinta, 27 Atividades como apresentações, oficinas e debates seguem até sábado em Foz

Atividades como apresentações, oficinas e debates seguem até sábado em Foz


Por: Leca

Publicado em:

 

O tema Juventude estará no centro do debate na quarta edição da Semana da Consciência Negra da UNILA. O evento – gratuito e aberto ao público – acontece nos dias 27 a 29 de novembro, na UNILA Centro, exceto o cortejo afro, cuja concentração será na Praça da Bíblia e marcará o encerramento da programação.
 
Apresentações artístico-culturais, mesas-redondas, exibição de filmes, oficinas e reunião dos movimentos negros de Foz do Iguaçu compõem as atividades da Semana.O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão da UNILA e do grupo Afoxé. As atividades fazem referência ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder da resistência à escravatura no Brasil.

 
“A temática principal (juventude) vai dialogar de forma transversal com outras questões como religião, movimentos sociais, ações afirmativas, políticas públicas, gênero e sexualidade. São temas que surgiram na preparação do evento, a partir de discussões e demandas dos estudantes da Universidade e dos movimentos sociais e culturais de Foz do Iguaçu”, afirma a pró-reitora de Extensão da UNILA, Angela Maria de Souza.
 
Diálogos – O diálogo amplia-se para além das fronteiras e traz como um dos convidados o professor e músico de candombe e tango, o uruguaio José Gabriel Trapani. Ele irá abordar os temas afrodescendência e a nova lei de cotas no Uruguai, aprovada em 2013, além de mostrar seu lado musical, com raízes nos ritmos africanos.
 
Somam-se às discussões, ainda, a MC Luana Hansen, rapper feminista, que participa da mesa-redonda “Negritude, gênero e sexualidade”. E, também, o integrante da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU), Ogan Robson, que estará no debate sobre “Religiões de matriz africana”.
 
Professores da UNILA também integram as mesas-redondas e os debates. O docente de Relações Internacionais, Mamadou Diallo, será o primeiro palestrante, com a fala sobre o tema “Juventude – Relações entre África e América Latina”.
 
O evento será marcado, também, por uma reunião entre representantes de grupos culturais e religiosos de matrizes africanas, de Foz do Iguaçu. “Será o momento desses grupos da cidade dialogarem enquanto movimentos sociais, com propostas e encaminhamento de ações”, explica Angela.
 
Oficinas – A Semana da Consciência Negra contará ainda com oficinas de tambores e bonecas abaiomis, que serão ministradas por alunos da UNILA. Os interessados em participar dessas atividades não precisam realizar inscrição.
 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz