Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2018 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

UNILA realiza evento sobre a Consciência Negra a partir de quinta, 27 Atividades como apresentações, oficinas e debates seguem até sábado em Foz

Atividades como apresentações, oficinas e debates seguem até sábado em Foz


Por: Leca

Publicado em:

 

O tema Juventude estará no centro do debate na quarta edição da Semana da Consciência Negra da UNILA. O evento – gratuito e aberto ao público – acontece nos dias 27 a 29 de novembro, na UNILA Centro, exceto o cortejo afro, cuja concentração será na Praça da Bíblia e marcará o encerramento da programação.
 
Apresentações artístico-culturais, mesas-redondas, exibição de filmes, oficinas e reunião dos movimentos negros de Foz do Iguaçu compõem as atividades da Semana.O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão da UNILA e do grupo Afoxé. As atividades fazem referência ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder da resistência à escravatura no Brasil.

 
“A temática principal (juventude) vai dialogar de forma transversal com outras questões como religião, movimentos sociais, ações afirmativas, políticas públicas, gênero e sexualidade. São temas que surgiram na preparação do evento, a partir de discussões e demandas dos estudantes da Universidade e dos movimentos sociais e culturais de Foz do Iguaçu”, afirma a pró-reitora de Extensão da UNILA, Angela Maria de Souza.
 
Diálogos – O diálogo amplia-se para além das fronteiras e traz como um dos convidados o professor e músico de candombe e tango, o uruguaio José Gabriel Trapani. Ele irá abordar os temas afrodescendência e a nova lei de cotas no Uruguai, aprovada em 2013, além de mostrar seu lado musical, com raízes nos ritmos africanos.
 
Somam-se às discussões, ainda, a MC Luana Hansen, rapper feminista, que participa da mesa-redonda “Negritude, gênero e sexualidade”. E, também, o integrante da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU), Ogan Robson, que estará no debate sobre “Religiões de matriz africana”.
 
Professores da UNILA também integram as mesas-redondas e os debates. O docente de Relações Internacionais, Mamadou Diallo, será o primeiro palestrante, com a fala sobre o tema “Juventude – Relações entre África e América Latina”.
 
O evento será marcado, também, por uma reunião entre representantes de grupos culturais e religiosos de matrizes africanas, de Foz do Iguaçu. “Será o momento desses grupos da cidade dialogarem enquanto movimentos sociais, com propostas e encaminhamento de ações”, explica Angela.
 
Oficinas – A Semana da Consciência Negra contará ainda com oficinas de tambores e bonecas abaiomis, que serão ministradas por alunos da UNILA. Os interessados em participar dessas atividades não precisam realizar inscrição.
 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Categorias

Logo do ClickFoz