contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Unila realizará ações de extensão para combate ao Aedes aegypti Edital lançado pela Universidade prevê bolsas para 35 projetos

Edital lançado pela Universidade prevê bolsas para 35 projetos


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Unila publicou um edital para selecionar ações extensionistas voltadas à sensibilização, prevenção e eliminação de focos dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. O documento prevê atividades focadas em informações sobre dengue, zika e chikungunya, doenças relacionadas ao mosquito, formas de transmissão e combate, mapeamento de locais que exigem atenção na região, realização de parcerias e atividades entre Universidade e comunidade. O edital, que é de fluxo contínuo e prevê bolsas para 35 projetos, pode ser acessado aqui.

Esta é a primeira vez que a PROEX lança um edital temático como esse. "Diante da necessidade que tínhamos de fortalecer e ampliar essas ações na comunidade e da preocupação do governo federal, em especial do Ministério da Educação, em sermos agentes de modificação de comportamentos, definimos esta proposta. Estas ações permitirão a articulação com setores da sociedade já envolvidos neste combate e um direcionamento específico quanto à atuação", explica a pró-reitora de Extensão, Angela Maria de Souza.

De acordo com Angela, todos os reitores e pró-reitores de Extensão foram chamados à Brasília para que intensifiquem ações de combate ao mosquito. "A Universidade, como importante instituição social, tem imensa responsabilidade neste debate e na condução de atividades, em especial de estudos, de orientação e de articulação com ações específicas. Foz do Iguaçu é um município bastante úmido e quente, cercado por dois importantes rios e com muitas matas e florestas, tornando-se ambiente propício ao mosquito, vetor das doenças", pontua.

Edital – A data limite para submissão de propostas é 30 de junho de 2017. A seleção das ações será composta de duas etapas: análise objetiva, realizada pela PROEX; e análise de mérito, realizada por uma comissão. As propostas apresentadas serão avaliadas até o décimo quinto dia útil do mês subsequente à submissão. Dentre os critérios de avaliação estão o impacto e a relevância social, a articulação de parceiros, a relação dialógica com a sociedade, a produção e difusão de resultados, entre outros.

Podem ser apresentadas propostas nas seguintes modalidades: projeto, curso ou evento. Os proponentes podem ser docentes ou técnico-administrativos da Unila. No caso dos técnicos, para concessão de bolsa para a ação de extensão é exigida a orientação de docente.

Experiência e articulação – De acordo com a pró-reitora, não é fundamental ao proponente o conhecimento aprofundado acerca da doença e do combunate. "Nesse sentido, a atuação interdisciplinar é fundamental. Este edital não é específico para a área de Saúde, Ciências Biológicas ou áreas afins. Essas áreas são determinantes, mas queremos propostas nas mais diversas linhas de atuação da extensão, como comunicação, inclusão social, direitos humanos e outras", explica. Além disso, a própria pró-reitoria articulará com entidades, como Centro de Controle de Zoonoses, Prefeitura e Rede Municipal e Estadual de Educação, para o estabelecimento de vínculos. "Iremos convidá-los ao debate e à articulação de atividades conjuntas", completa.

Cristian Antonio Rojas, professor do curso de Ciências Biológicas da Unila, já coordena atividades de extensão relacionadas ao combate e mapeamento do mosquito. Por conta dessa experiência, o docente será um importante articulador e orientador de ações. "A dengue e outras ‘arboviroses’ representam situações novas e complexas para resolver. Após anos de esforços, o problema não foi resolvido e, ano após ano, só aumenta. Por esse motivo, é necessário encarar o problema de forma interdisciplinar, adicionando a pesquisa como componente fundamental de fornecimento de novas abordagens e atuando diretamente com a comunidade por meio da extensão", ressalta.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz