contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Unila recebe seminário para discutir transfobia em Foz Trans Day acontece até esta quinta-feira, 22, na sede central da universidade

Trans Day acontece até esta quinta-feira, 22, na sede central da universidade


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

Será realizado a partir desta quarta-feira, 21, em Foz do Iguaçu, o 6º Trans Day NIGS/Unila. O evento, gratuito e aberto ao público, é um espaço para debates e reflexões científicas sobre a patologização das identidades trans, com foco nos dilemas e paradoxos que isso acarreta no plano subjetivo e, ainda, suas implicações sociais e políticas.

O Trans Day NIGS – Seminário Transfobia, Cidadania e Identidades Trans acontece anualmente e é organizado pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Este ano, é a primeira vez que o evento será realizado em outra universidade e tem o apoio do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da UNILA. O evento acontece até o dia 22, na Unila Centro.

Rodas de conversa, oficinas e exibição de filme sobre o tema integram a programação. Também acontecem dois lançamentos de livro: “O Corpo da Roupa – A pessoa transgênera entre a transgressão e a conformidade com as normas de gênero”, de Letícia Lanz; e “Transmasculinidade: a emergência de novas identidades políticas e sociais”, de Simone Ávila. As autoras estarão presentes no evento para sessão de autógrafos e participação dos debates. Confira aqui a programação completa.

As atividades reúnem ativistas, representantes de organismos internacionais, formuladores de políticas públicas no campo de direitos humanos, além de pesquisadores sobre transexualidade e travestilidades. O intuito é, também, ampliar, no âmbito latino-americano, o espaço acadêmico de discussão e troca de saberes entre universidades, movimentos sociais e Estado, articulando teorias trans e reivindicações políticas.

Luta pela despatologização – Desde a primeira edição, em 2010, o Trans Day NIGS teve como objetivo a entrada no circuito internacional de atividades que marcam a luta pela despatologização das identidades trans ao redor do mundo. Através da campanha Stop Trans Pathologization, foi o primeiro evento dessa campanha realizado no Brasil.

A iniciativa luta pela retirada da transexualidade dos catálogos de doenças do Diagnóstico e Manual Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), do American Psychiatric Association; e da Classificação Internacional de Doenças (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS), que, atualmente, passa por um processo de revisão, com a previsão de publicação em 2017.

 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz