Previous slide
Next slide

Unioeste amplia número de bolsas de iniciação científica

Previous slide
Next slide

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) conseguiu, nesta semana, mais bolsas de iniciação científica, que serão oferecidas pela Fundação Araucária. Das 46 bolsas até então disponibilizadas, a Fundação aumentou para 99. Também o do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ampliou o número de bolsas ofertadas à Universidade. De 70 bolsas em 2008, ampliou para 80, neste ano. Com exceção das bolsas da Unioeste, que são no valor de R$ 200, as demais são de R$ 300 cada uma.

No total, a Universidade saltou de 212 bolsas, em 2008, para 275 neste ano, que são oferecidas aos acadêmicos da instituição, e que vem possibilitando a ampliação dos projetos de pesquisas desenvolvidos.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste, professora Fabiana Scarparo Naufel, “a maior oferta de bolsas de iniciação científica é reflexo da melhora significativa dos indicadores de qualidade da pesquisa da Unioeste, como o número e o conceito dos programas de pós-graduação stricto sensu, bolsistas produtividade e grupos de pesquisa consolidados. Isso tudo traduz o crescimento e o amadurecimento da instituição”.

Para ela, “a iniciação científica contribui na formação de recursos humanos para a pesquisa de forma decisiva, pois abre novos caminhos aos alunos que, na maioria das vezes, seguem com suas pesquisas em programas de mestrado e doutorado”.

As 53 novas bolsas de iniciação científica provenientes da Fundação Araucária serão distribuídas aos alunos mediante edital da Pró-Reitoria, que será publicado ainda neste mês. O programa atende bolsistas dos campi de Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, que desenvolvem trabalhos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes.

Ações afirmativas – Neste ano, a Unioeste conquistou também outras 13 bolsas do “Pibic ações afirmativas”. Trata-se de bolsas disponibilizadas pelo CNPq às instituições que realizam ações afirmativas, como no caso da Unioeste, que abre vagas para acadêmicos que realizaram seus estudos do ensino fundamental e médio em escolas públicas. As cotas sociais permitiram a Unioeste participar do edital e as novas bolsas serão destinadas aos alunos cotistas.

Também a Fundação Araucária está elaborando edital de oferta de bolsas nesta mesma modalidade, sendo que as bolsas serão oferecidas aos alunos cotistas e que estejam envolvidos em projetos de relevância social.

 

Previous slide
Next slide