contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Universidade aberta à terceira idade ainda tem vagas disponíveis São aproximadamente 175 em oito cursos de graduação

São aproximadamente 175 em oito cursos de graduação


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

A Itaipu, a Unioeste e a Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria de Assistência Social, se uniram para facilitar o preenchimento das vagas ainda abertas e divulgar as ações da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), da Unioeste – Foz. Um encontro, na Secretaria de Assistência Social, debateu os termos de um futuro protocolo de intenções a ser firmado entre as entidades. 

A Itaipu foi representada por Maria Emília de Souza e Márcio Bortolini – ambos da Assistência da Diretoria Geral Brasileira (AS.GB). Também participaram a secretária municipal de Assistência Social, Beatriz Ribeiro, os professores da Unioeste Antonio Carlos Nantes, coordenador da Unati em Foz, e Paulo Nogueira, Sandra Maria Coltre, Eloi Junior Damke e Lucas Louzada. 

Uma segunda reunião, agendada para o próximo dia 26, na sede da Unioeste, em Foz, deve definir as bases da cooperação. Além de colaborar na divulgação das vagas, Itaipu, Prefeitura e Unioeste também pretendem fazer com que a Unati se torne mais abrangente, acessível e desperte o interesse do idoso em participar e aproveitar as disciplinas ofertadas nos diversos cursos de graduação, além de outros cursos e oficinas existentes.

Este ano, a Unioeste de Foz reservou aos estudantes da Unati vagas em diversas disciplinas dos cursos de graduação: Pedagogia (30 vagas), Engenharia Elétrica (2 vagas), Matemática (30 vagas), Hotelaria (47 vagas), Administração (51 vagas), Turismo (32 vagas), Letras (23 vagas) e Ciências da Computação (8 vagas). 

Para se candidatar a uma delas, o primeiro passo é obter informações básicas a respeito dos cursos e saber da disponibilidade de vagas, horários (matutino, vespertino e noturno), carga horária e conhecer o manual de candidatos, entre outras. Basta entrar em contato com a Secretaria da Unati, localizada na sala da Coordenação do Curso de Administração (prédio da Biblioteca) da Unioeste, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, ou pelo telefone (45) 3576-8122, no período da tarde.

A Unati – A Unati é um programa de extensão universitária, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste, com um caráter multidisciplinar e contínuo. Começou em 2000, no campus de Toledo, e chegou a Foz do Iguaçu em 2008. Em 2011 foi criado o regulamento geral do programa, constituindo o Conselho Gestor (Coge), que passou a gerir as atividades da Unati.

O objetivo geral é criar na universidade espaços de inserção da população idosa, para formação política, social, econômica e cultural, visando ao desenvolvimento de suas potencialidades.

A Unioeste divulga a oferta de vagas em disciplinas dos cursos de graduação em todos os campi. São, no total, 973 vagas – sendo 223 ofertadas no campus de Foz do Iguaçu, distribuídas em oito (8) cursos.

Também há a oportunidade, para aqueles que ainda não possuem o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, de participar do curso preparatório que será ofertado pela Unati ainda este ano para prestar o exame da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA).

Outra opção é a matrícula nas 15 vagas ainda existentes do curso de extensão "Educação e Humanização à Terceira Idade", com duração estimada de 600 horas, com ênfase nas diversas áreas do conhecimento: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Turismo e Hotelaria, Pedagogia, Letras e Saúde – Enfermagem, além de aulas de Informática (Redes Sociais) e Idiomas: Inglês, Espanhol e Italiano.

Requisitos para ingresso na Unati – Segundo o professor Antonio Carlos Nantes, coordenador da Unati em Foz do Iguaçu, os requisitos para aproveitar uma das vagas nos cursos superiores são:

– Conhecer o teor do Edital no. 024/2014-PROEX – Programa Universidade Aberta à Terceira Idade da Unioeste – UNATI, contendo todas as informações para concorrer ao ingresso nas diversas vagas ofertadas;
– Ser matriculado no Programa UNATI;
– Ter idade igual ou superior a 60 anos;
– Preencher formulário de inscrição, informando o nome de até seis (6) disciplinas que deseja cursar, em ordem de prioridade;
– Apresentar fotocópias do CPF e RG;
– Fotocópia do Histórico Escolar ou Diploma do Ensino Médio
– Se houver mais candidatos do que vagas, os selecionados serão aqueles com maior idade;
– Exceto à Avaliação, os direitos e deveres dos discentes de extensão quanto à frequência, metodologias e demais atividades acadêmicas relativas à condição de discente, serão, exatamente, o (a) mesmo (a) dos demais discentes, na vigência de seu vínculo com a UNIOESTE;
– Cada discente da UNATI terá direito a cursar na Graduação da UNIOESTE, no máximo quatro (04) disciplinas anuais ou o equivalente há 544 horas ao todo;
– A PROEX – Pró-Reitoria de Extensão da UNIOESTE emitirá Certificado constando carga horária, nome e ementa de cada disciplina em que o discente de extensaoobtiber frequência mínima de 75 % (setenta e cinco por cento);
– A PROEX – Pró-Reitoria de Extensão da UNIOESTE fornecerá a cada discente uma Carteira de Identificação – RDE – Registro Discente de Extensão, com foto e validade da mesma.
– Após análise da Coordenação, e, se comprovada todas as exigências, o (a) mesmo (a) é informado (a) da sua aprovação para que obtenha as orientações básicas para dar início às atividades discentes conforme calendário acadêmico, na condição de estudante extensionista.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz