contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Usina hidrelétrica São João, primeira fonte de energia para Foz do Iguaçu


Por: Garon Piceli

Publicado em:

A primeira usina hidrelétrica fora da capital do estado do Paraná foi construída em Foz do Iguaçu e inaugurada em 1942. Ela forneceu energia para toda a cidade até 1957, quando passou a servir somente o Parque Nacional do Iguaçu – PNI, como a administração e o hotel das cataratas.

Além de fazer parte da história do município ela também é considerada vernacular, ou seja, totalmente construída com material do próprio parque.

A usina foi construída em um lugar estratégico, próximo ao prédio da administração – que antigamente servia para abrigar os políticos que visitavam a região – e um local em que a altitude beneficava a produção de energia, no rio São João, afluente da margem direita do rio Iguaçu.

Os maquinários foram desativados por vários motivos, um deles foi uma grande enchente que cobriu a casa de força.

Para conhecer mais da história da usina São João a equipe do Clickfoz foi até o local com alguns formandos do curso de Arquitetura e Urbanismo, que realizaram um trabalho sobre o resgate do patrimônio histórico de Foz do Iguaçu. Quem contou a história foi o Sr. Pedro Berguer, trabalhador aposentado do Parque Nacional do Iguaçu.

Hoje Foz do Iguaçu apresenta uma grande visitação nas Cataratas e abriga a maior usina hidrelétrica do mundo, porém os iguaçuenses, por muitas vezes, se esquecem da própria história. A casa que abrigava a usina está depredada, mas o responsável pela área de conservação e manejo do PNI, Apolônio Rodrigues, disse que o parque tem interesse em tornar a área patrimônio histórico da região, mas não apresenta autonomia para tal realização. A responsabilidade para isso é do município ou do Instituto de Patrimonio Histórico Nacional – IPHAN.

Para mais informações assista a entrevista com o Sr. Pedro Berguer. Ele conta curiosidades sobre a construção e revela que o seu sonho é ver a usina em funcionamento novamente.

 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz