contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda, 04, em Foz Veja quem deve procurar uma Unidade Básica de Saúde atrás da imunização

Veja quem deve procurar uma Unidade Básica de Saúde atrás da imunização


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

Começa nesta segunda-feira, 04 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para o ano de 2015. Em Foz do Iguaçu, o primeiro lote de vacinas, 27 mil unidades, já foram distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde – UBS e estarão imunizando idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, crianças, na faixa etária dos seis meses até cinco anos incompletos, gestantes, mulheres que ganharam filhos com até 45 dias após o parto, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade (sistema prisional) e os funcionários do sistema prisional. 

Foto: Ilustração
Vacinação começa nesta segunda-feira, 04, em todo o país

Será uma semana de mobilização em prol da campanha. No dia 9 de maio, sábado, será realizado dia “D” da campanha contra a gripe e todas as UBS’s estarão abertas, de plantão, das 8 às 17h, para realizar o atendimento padrão àqueles que não compareceram ou não puderam comparecer as unidades de saúde no decorrer da semana.

Segundo a Coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Foz, Angela Gonzáles, a gripe, ou influenza como é conhecida tecnicamente, é uma infecção viral aguda que afeta, diretamente o sistema respiratório. “´É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar através do falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após o contato com superfícies recém – contaminadas pode contaminar o próximo”, destacou a Enfermeira.

Esta campanha está voltada, diretamente, ao combate de três tipos de gripes que mais preocupam o sistema de saúde nacional. A A(H1N1), é o resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.

O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Para o tratamento é de extrema importância evitar a automedicação.

Já a A(H3N2), é uma gripe sazonal e que não apresenta os mesmos riscos da H1N1. E a gripe do tipo “B”, afeta basicamente pessoas, cujo vírus evolui lentamente, porém o potencial de causar epidemias é pequeno.

Segundo o secretário municipal da Saúde, a vacinação contra a gripe mostra-se como uma das medidas efetivas para a prevenção de gripes graves e de complicações. “Esta ação tem contribuído na redução da mortalidade em pessoas portadoras de doenças crônicas, tais como: doenças vasculares, renais, diabetes e outras. É bom que se diga isso, até para que possamos fortalecer a necessidade da vacina”, alertou Bortolo.

Ressalta-se, porém que, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais independente da idade, devem procurar a Unidade de Saúde para se vacinar com a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacina.

“É importante ressaltar também, que todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos, devem receber a vacina, mesmo àquelas que já foram vacinadas nos anos anteriores com uma ou mais doses”, esclareceu.

Os tipos de gripes “A e B” sofrem frequentes mutações e são responsáveis pelas epidemias, também por doenças respiratórias com duração de quatro a seis semanas e que, frequentemente, são associadas com o aumento das taxas de hospitalização e morte por pneumonia, especialmente em pacientes que apresentam condições e fatores de risco. 

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz