Previous slide
Next slide

Vai começar a Copa das Confederações 2009

Previous slide
Next slide

Ainda não é uma Copa do Mundo, mas bem que poderia ser. Há menos de um ano para o torneio de futebol mais importante do planeta, começa neste domingo (14) a Copa das Confederações, na África do Sul. Essa competição organizada pela FIFA, passou a ser realizada a cada quatro anos, sempre um antes da Copa do Mundo, para servir como teste para as disputas principais e correção de possíveis erros.

Serão oito seleções divididas em dois grupos (quatro em cada grupo). O país-sede, África do Sul, comandada pelo brasileiro Joel Santana, está no grupo A e fará sua estreia contra o Iraque, atual campeão asiático. Ainda neste grupo estão a Nova Zelândia e a Espanha, campeã da última Eurocopa e apontada por muitos como grande favorita ao título, ao lado de Brasil e Itália.

Essas duas seleções aliás, que decidiram as Copas de 1970 e 1994, ambas vencidas pelo Brasil, farão um duelo no último jogo da primeira fase, portanto é bom as duas seleções chegarem para este confronto já classificadas, sem precisarem depender de outros resultados. Ainda no grupo B está o Egito (que estreia contra o Brasil na segunda-feira, 15) e os Estados Unidos.

O Brasil tentará nesta Copa das Confederações ser o maior vencedor do torneio. Hoje divide o título com a França, com dois títulos cada. A seleção brasileira será o único representante dos campeões na disputa. Os outros campeões são Argentina, Dinamarca e México.

Conheça um pouco mais sobre cada seleção:

Grupo A

África do Sul

O país sede da próxima Copa do Mundo, em 2010, estiveram sob o comando de dois brasileiros. Carlos Alberto Parreira foi o primeiro, depois veio Joel Santana. A seleção chegou a emplacar cinco vitórias em amistosos preparatórios, mas caíram diante do Chile em fevereiro e depois contra Portugal, em março, fazendo a torcida ficar um pouco desconfiada. Mas a desconfiança aumentou mesmo após a não convocação da estrela Benny Mccarthy.
Ao fracassar na tentativa de se classificar para a Copa das Nações Africanas, ficando com apenas sete pontos contra 18 da Nigéria. Agora a seleção tentará dar uma boa impressão á torcida, tentando, no mínimo, uma vaga na semifinal.

Espanha

A Espanha chega à Copa das Confederações com uma enorme expectativa. Atual campeã européia, a seleção comandada por Vicente del Bosque, ostenta uma invencibilidade de 32 partidas. Nas eliminatórias para a Copa do Mundo, até o momento, possui 100% de aproveitamento. Além de jogar um futebol vistoso, atraente e de resultados. Muitos esperam por uma final entre Espanha e Brasil.

Iraque

O Iraque teve uma excelente fase em 2007, quando foi campeã da Copa da Ásia. Na época, era comandada pelo brasileiro Jorvan Vieira, ídolo no país. Hoje, o comando continua com experiência. Trata-se de Bora Milutinovic, que comandou já cinco países em cinco Copas do Mundo diferentes. Mas a situação do time não é a mesma. Está há oito jogos sem vencer e já foi eliminado das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo 2010.

Nova Zelândia

A Nova Zelândia não terá nada a perder na Copa das Confederações. Ela está de olho mesmo é no mês de novembro, quando disputará uma vaga na Copa do Mundo, na mesma África do Sul, contra o quinto colocado asiático. A base do time vem sendo mantida nos últimos anos. A força está no ataque, na dupla formada por Chris Killen, que marcou dois gols em amistoso contra a Itália, e Shane Smeltz, artilheiro da última Copa da Oceania.

Grupo B

Brasil

O Brasil, ao lado da Itália, formam as seleções de maiores tradições no grupo B, com nove títulos mundiais, contra dez participações em Copas do Mundo, somadas entre EUA e Egito. O ambiente na seleção brasileira também está confortável, em virtude da liderança nas eliminatórias da Copa, após vencer o Uruguai em Montevidéu, por goleada de 4 a 0, e o Paraguai de virada em Recife (PE).
O técnico Dunga terá um grande teste antes do Mundial e após ter recebido inúmeras críticas sobre o seu trabalho, os números estão a seu favor, com 73% de aproveitamento e vitórias sobre adversários de respeito como Portugal (6 a 2), Itália (2 a 0) e Argentina (3 a 0). Terá como grande adversária na primeira fase, a Itália.

Itália

Falando na Azurra, a equipe comandada por Marcello Lippi (o mesmo que comandou no tetra da Copa de 2006), faz sua estreia na Copa das Confederações e tenta apagar o vexame dado na última Eurocopa, com más atuações e sendo eliminadas nas Quartas-de-Final. Está tranquila no grupo das eliminatórias, porém foi derrotada pelo primeiro adversário de tradição que enfrentou em um amistoso: o Brasil. Apesar da pressão em rejuvenescer a seleção italiana, Lippi mantém a mesma base da Euro-08.

Egito

O Egito possui hoje o futebol mais organizado do continente africano, com duas conquistas seguidas da Copa das Nações Africanas, ambas sob o comando do treinador Hassan Shehata. Mas o Egito encontra dificuldades em expandir esse domínio fora do continente, e a missão nessa Copa das Confederações será difícil em um grupo que possui dois times acostumados com torneios maiores.

Estados Unidos

Os Estados Unidos não conseguem fazer um parâmetro do nível de seu futebol, pois sempre enfrenta adversários teoricamente mais fracos nas eliminatórias da Concacaf (com seleções da América do Norte e Central). Com o treinador Bob Bradley (ex-auxiliar de Bruce Arena), buscará ao menos uma classificação às semifinais e, claro, manter o foco que será classificar à Copa do Mundo de 2010.

Jogos da 1ª Rodada:

Domingo (14)

11h África do Sul x Iraque

15h30 Nova Zelãndia x Espanha

Segunda-Feira (15)

11h Brasil x Egito

15h30 EUA x Itália
 

Previous slide
Next slide