Previous slide
Next slide

Veículo elétrico passa por test-drive de 900 convidados em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

Itaipu Binacional
Carro passa por uma prova de fogo: 900 convidados testam o veículo nesta terça-feira (30)

O Veículo Elétrico, fruto de uma parceria, em 2006, entre a Fiat Automóveis, a Itaipu Binacional e a empresa suíça KWO, além de outros colaboradores provenientes de empresas de tecnologia e instituições de pesquisa, é uma das estrelas do evento de lançamento do Strada Adventure na usina. A programação inclui test drive do carro nesta terça-feira (30). É a primeira vez que o Veículo Elétrico é apresentado para um grupo tão grande. O evento da Fiat reúne mais de 900 convidados.

O projeto do carro 100% elétrico se traduz em um veículo absolutamente ecológico, com emissão zero de poluentes e, praticamente, sem ruídos. O objetivo desenvolver know how nacional nesta tecnologia, buscando dar ao Brasil autonomia e agilidade na adoção de carros elétricos.
 
Para desenvolver um carro 100% elétrico, o Brasil é o ambiente ideal, já que grande parte da eletricidade gerada no país vem de hidrelétricas, ou seja, uma energia limpa e muito barata.
 
Essa é uma das razões para o Fiat Palio Weekend Elétrico ser produzido em uma linha de montagem na usina hidrelétrica Itaipu. A carroceria do veículo, totalmente adequada para o projeto, chega direto da fábrica da Fiat Automóveis, em Betim, MG, para receber na linha de produção em Itaipu os componentes específicos do carro elétrico — motor, transmissão e baterias.
 
O Palio Weekend Elétrico está equipado com um motor que gera potência máxima de 15 Kw (20 cv) e torque máximo de 50 Nm (5,1 kgm), que faz de 0 a 60 km/h em 9 segundos e leva o veículo a velocidade máxima de 100 km/h.
 
Esse propulsor é refrigerado a água, o que permite uma redução significativa de suas dimensões e peso (41,5 kg). Também é alimentado por uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, que garante uma autonomia de 120 km com carga completa, recarregada em oito horas em qualquer tomada de três pinos de 220 V. Além disso, as baterias podem ser 100% recicladas, evitando assim o problema de descarte de lixo.
 
Outro ponto que chama bastante atenção ao ligar e andar em um carro elétrico é o silêncio. O único ruído emitido ao rodar com ele é o contato dos pneus com o solo.
 
Externamente o Palio Weekend Elétrico é idêntico às versões que são movidas a combustível liquido ou gasoso. Porém, é no interior que ele se diferencia dos demais modelos com motor de combustão interna. Ao invés da tradicional alavanca de mudanças de marchas, há um artefato do tipo joystick que pode ser posicionado em três posições — Drive, Neutro e Ré. O console central ganha um display para monitoramento do comportamento da bateria com informações sobre carga, tensão, temperatura e corrente. E para maior segurança e conforto dos ocupantes, a suspensão e o conjunto de freios do veículo foram recalibrados.
 
Atualmente existem 21 Palio Weekend Elétrico sendo utilizados pelas empresas parceiras no projeto — Itaipu Binacional, KWO, AMPLA, CPFL, Copel, Eletrobrás, Cemig e a Fiat. O objetivo é produzir 50 veículos até o primeiro semestre de 2010.

 

Previous slide
Next slide