Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2018 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Veículos de turismo são liberados a entrar no Parque Nacional do Iguaçu Novo acordo passou a valer nesta quarta-feira (5) e terá duração de seis meses, até 1º de março de 2013, podendo ser prorrogado

Novo acordo passou a valer nesta quarta-feira (5) e terá duração de seis meses, até 1º de março de 2013, podendo ser prorrogado


Por:

Publicado em:

 

Foto: Rafael Guimarães / Clickfoz
Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu

Os veículos de turismo, especialmente vans e táxis, foram liberados nesta quarta-feira (5) a entrar no Parque Nacional do Iguaçu, que dá acesso às Cataratas, principal atrativo de Foz do Iguaçu. Desde agosto uma liminar da Justiça Federal e Ministério Público Federal havia proibido a entrada destes veículos, gerando protestos e bloqueio da BR-469, via de acesso à unidade de conservação. 

 

Após uma audiência pública realizada na última quinta-feira (30), com a presença de representantes do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), COMTUR, empresários do turismo de Foz, além da Justiça Federal e Ministério Público Federal, faltava uma assinatura para ser feita a liberação dos veículos. Resolvida esta questão, o prazo se estenderá durante seis meses, até 1º de março de 2013. “É uma nova realidade. Estamos nos acostumando a ela e nos adaptando também, tanto para dentro do Parque quanto para fora, para a cidade em si. Todo trade turístico tem que se adaptar a isso também. É bom nós lembrarmos que estamos numa fase de transição, então serão apenas seis meses e todo o compromisso ali colocado pelo juiz e Ministério Público Federal vai ter que ser cumprido por todas as partes”, disse Jorge Pegoraro, Chefe do Parque Nacional do Iguaçu.
 
A partir de agora, novas regras terão que ser seguidas por guias, taxistas, motoristas e demais funcionários do turismo que atuarem dentro do PNI. Uma delas é em relação à proibição do acesso de veículos, táxis e vans dentro da unidade no período noturno. A partir das 19h30 fica restrito aos veículos concessionários do Parque. Pegoraro também explica outras medidas que deverão ser seguidas. “Os guias de turismo têm de acompanhar seus visitantes e clientes por toda extensão do Parque Nacional, nas trilhas das Cataratas, passarelas, enfim. São medidas mais restritivas, quanto ao tráfego de veículos, principalmente dentro da unidade de conservação, para permitir que estes seis meses seja avaliado e que o Instituto Chico Mendes possa também proceder a revisão do plano de manejo com muita tranquilidade, com uma revisão também participativa com a comunidade, no intuito de nós revisarmos este item, que fala sobre a entrada de veículos dentro do Parque Nacional”, avaliou Pegoraro.
 
Para o feriado prolongado da Independência, a partir de sexta-feira, 7 de setembro, Pegoraro disse que o Parque já se preparou para o grande número de visitação de deverá ter. São esperados aproximadamente 25 mil turistas, entre sexta a domingo. No final de semana, o atrativo abrirá uma hora mais cedo, a partir das 8h. Além dos ônibus da Cataratas do Iguaçu S/A, mais dez veículos foram alugados, para caso de emergência.
 

 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Categorias

Logo do ClickFoz