contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Veículos elétricos da frota de Itaipu já rodaram o equivalente a dez voltas na Terra Em sete anos, foram mais de 401 mil quilômetros percorridos

Em sete anos, foram mais de 401 mil quilômetros percorridos


Por: Leca

Publicado em:

Em apenas sete anos, os veículos elétricos que compõem a frota de Itaipu Binacional rodaram 401.343 quilômetros, o suficiente para percorrer dez vezes a circunferência da Terra pela linha do Equador. O levantamento foi feito pela equipe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável (AM.GB), responsável pelo Programa Veículo Elétrico (VE), desenvolvido por Itaipu e parceiros.

Para a pesquisa, foram coletados os dados de quilometragem de todos os protótipos da família de elétricos que rodam em Itaipu e na cidade de Foz do Iguaçu, e também em viagens eventuais, desde maio de 2006 e até o dia 30 de junho de 2013. São 24 Palios Weekend, um compacto Panda, um caminhão, um micro-ônibus e o utilitário Marruá – todos com tração 100% elétrica.

As informações foram reunidas em uma planilha, que indicou a distância total percorrida pelos protótipos desde que o Projeto VE foi implantado por Itaipu e a empresa suíça KWO, em 2006. Em seguida, os técnicos de Itaipu compararam o resultado com os dados da União de Geodésia e Geofísica Internacional (UGGI), que indica que a circunferência da Terra mede 40.075,16 quilômetros.

Os mais rodados – 
De todos os protótipos de Itaipu, o mais rodado é também o mais antigo da frota: o Fiat modelo Panda, que chegou à usina em 2006, zero quilômetro. O compacto já acumula mais de 50 mil quilômetros rodados.

Foto: JIE
Fiat Panda, o mais velhinho da frota: chegou aqui zerinho em folha e agora já rodou mais de 50 mil quilômetros

Já o Palio Weekend que cortou 15 países em uma viagem de 20 mil quilômetros, em 2011, no projeto Zero-Emission – An Expedition across Americas, retornou a Itaipu e já atingiu a marca de 34,5 mil quilômetros. Como é um veículo da frota da usina, a quilometragem da viagem pelas Américas foi somada ao levantamento da AM.GB.

O levantamento não incluiu outros 20 protótipos que foram desenvolvidos em Itaipu e hoje integram a frota de empresas parceiras do Programa VE – incluindo dois Palios Weekend que hoje são usados em patrimônios da humanidade: um está em uso pela administração do arquipélago de Fernando de Noronha e outro pelo Instituto Chico Mendes (ICMbio), no Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz