contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Veículos elétricos da frota de Itaipu já rodaram o equivalente a dez voltas na Terra Em sete anos, foram mais de 401 mil quilômetros percorridos

Em sete anos, foram mais de 401 mil quilômetros percorridos


Por: Leca

Publicado em:

Em apenas sete anos, os veículos elétricos que compõem a frota de Itaipu Binacional rodaram 401.343 quilômetros, o suficiente para percorrer dez vezes a circunferência da Terra pela linha do Equador. O levantamento foi feito pela equipe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável (AM.GB), responsável pelo Programa Veículo Elétrico (VE), desenvolvido por Itaipu e parceiros.

Para a pesquisa, foram coletados os dados de quilometragem de todos os protótipos da família de elétricos que rodam em Itaipu e na cidade de Foz do Iguaçu, e também em viagens eventuais, desde maio de 2006 e até o dia 30 de junho de 2013. São 24 Palios Weekend, um compacto Panda, um caminhão, um micro-ônibus e o utilitário Marruá – todos com tração 100% elétrica.

As informações foram reunidas em uma planilha, que indicou a distância total percorrida pelos protótipos desde que o Projeto VE foi implantado por Itaipu e a empresa suíça KWO, em 2006. Em seguida, os técnicos de Itaipu compararam o resultado com os dados da União de Geodésia e Geofísica Internacional (UGGI), que indica que a circunferência da Terra mede 40.075,16 quilômetros.

Os mais rodados – 
De todos os protótipos de Itaipu, o mais rodado é também o mais antigo da frota: o Fiat modelo Panda, que chegou à usina em 2006, zero quilômetro. O compacto já acumula mais de 50 mil quilômetros rodados.

Foto: JIE
Fiat Panda, o mais velhinho da frota: chegou aqui zerinho em folha e agora já rodou mais de 50 mil quilômetros

Já o Palio Weekend que cortou 15 países em uma viagem de 20 mil quilômetros, em 2011, no projeto Zero-Emission – An Expedition across Americas, retornou a Itaipu e já atingiu a marca de 34,5 mil quilômetros. Como é um veículo da frota da usina, a quilometragem da viagem pelas Américas foi somada ao levantamento da AM.GB.

O levantamento não incluiu outros 20 protótipos que foram desenvolvidos em Itaipu e hoje integram a frota de empresas parceiras do Programa VE – incluindo dois Palios Weekend que hoje são usados em patrimônios da humanidade: um está em uso pela administração do arquipélago de Fernando de Noronha e outro pelo Instituto Chico Mendes (ICMbio), no Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz