contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Veja a história da primeira sede da ACIFI e outras novidades


Por: Garon Piceli

Publicado em:


ACIFI homenageia ex-presidente Fouad Fakih

O ex-presidente da ACIFI – Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu, Fouad Fakih, foi homenageado pela diretoria executiva e conselhos Fiscal e Superior Deliberativo, durante a reunião da última segunda-feira (10).

“Estamos hoje prestando essa homenagem por tudo o que foi realizado na gestão de Fouad Fakih, principalmente pela construção da primeira sede da entidade. Ela foi demolida para dar espaço a uma nova sede e quando for inaugurada, teremos uma sala especial para guardar as fotos da antiga sede, documentos como a primeira ata da entidade, enfim, tudo o que resgatar a memória da ACIFI”, explicou o atual presidente Roni Temp.

Fouad Fakih recebeu um certificado de reconhecimento pelo sucesso de sua gestão, entre 1974 a 1980, bem como a cópia de reportagens em que são mencionadas as ações desenvolvidas na época, como a própria construção da sede.

O ex-presidente agradeceu o reconhecimento e relembrou a saga que foi a construção do antigo prédio. A entidade havia recebido um terreno no início da década de 1960, na Praça Getúlio Vargas, onde hoje está instalado os Correios. No entanto, oito anos depois, os dirigentes souberam que haviam perdido o espaço por não cumprir a cláusula que obrigava erguer edificação num prazo de dois anos.

“Procuramos o prefeito da época, Clovis Cunha Viana, e argumentamos sobre a importância para a associação ter sua sede. Então ele falou que havia uma área próximo ao cemitério e à maçonaria e fez a doação dessa esquina fantástica em termos de localização”, relatou.

Naquela época, a ACIFI contava apenas com três funcionários e ainda não havia o SPC – Sistema de Proteção de Crédito. Como não havia recursos para a construção, foi firmada uma parceria com a construtora da família Basso.

“Assinei várias duplicatas para viabilizar a nossa parte na obra e inauguramos o prédio. Tempos depois, o banco tentou tomar dois terrenos que tinha na região da Ponte da Amizade”, prosseguiu. A primeira sede da ACIFI foi inaugurada em 7 de setembro de 1977.

Um empresário da época – Galdênio – levou a questão à diretoria reforçando que seria vergonhoso executar o diretor que fez a obra. “A diretoria então pediu que os exportadores, que na época tinham menor dificuldade financeira, de antecipar 15 anos de mensalidades. E os comerciantes, dez anos de mensalidade”, afirmou.

“Aquela sede atendeu as necessidades da ACIFI por alguns anos; parabenizo a diretoria pela iniciativa e desejo sucesso”, finalizou.

O prédio foi demolido no mês passado para dar espaço ao ambicioso projeto de construção de uma nova sede, com três andares e que seja capaz de aglutinar diversas entidades representativas da classe empresarial, como o CODEFOZ e a sede administrativa do Sicoob. Para tanto, a ACIFI optou por uma construção mista, com ala residencial com 68 apartamentos cuja venda viabilizará a edificação da sede da entidade.

“O CUB – Custo Unitário Básico da Construção do Residencial Omoiru tem valor real, o que representa vantagem para o proprietário. Um valor total muito abaixo de outros empreendimentos do mesmo padrão”, garante Roni |Temp.
Informações e reservas de apartamentos do Residencial Omoiru podem ser feitas pelo telefone (45) 3521-3300.

_

ACIFI emite documento eletrônico para transporte de cargas

As empresas de transporte de cargas do país estão obrigadas a emitir o certificado digital do frete. Em Foz do Iguaçu, o documento chamado de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) é feito pela Associação Comercial e Industrial (ACIFI). Ele é destinado especialmente para as operações de Nota Fiscal e Controle de Transporte Eletrônico e tornou-se obrigatório em todo o território nacional e extensivo a todos os modais de transporte.

O Conhecimento de Transporte é um documento padrão que deve ser emitido por todos os transportadores antes do início do percurso informando qual a mercadoria que está sendo transportada. A forma eletrônica do documento tornou-se obrigatória por uma decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária em dezembro do ano passado, em razão da fraca adesão das transportadoras ao pagamento eletrônico do frete.

“Empresas em que o caminhão faz o transporte com cargas de dois ou mais clientes, que possuem frota própria e transportem bens entre cidades e estados diferentes também precisam ter o documento”, explica o diretor-executivo da ACIFI, Dimas Bragagnolo. A empresa que descumprir a norma será penalizada. A fiscalização pode reter o veículo que não apresentar a documentação exigida, com multa à transportadora e também ao cliente da empresa.

Serviço – A ACIFI é credenciada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) e a Certisign, a maior empresa brasileira de tecnologia com foco exclusivo em soluções que utilizam certificação digital. Para oferecer o serviço, a agente de certificação passou por um treinamento em Curitiba e além de empresas de Foz, a ACIFI vem sendo procurada por transportadoras de Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e até Marechal Cândido Rondon.
Para o credenciamento, a empresa deve possuir certificado digital com o CNPJ. Entre as vantagens, o CTe permite a emissão eletrônica dos documentos fiscais referentes ao transporte de carga (com validade jurídica), a substituição dos formulários de papel e a redução do tempo de parada de caminhões em postos de fiscalização. Para mais informações sobre a emissão do CTe, basta entrar em contato com a ACIFI pelo telefone 3521.3326 ou e-mail certificacaodigital@acifi.org.br

_

ACIFI convida Sicoob para divulgar avanços de 2013

A segunda reunião de diretoria deste ano teve como convidada a presidente do Sicoob Três Fronteiras, Manuele Fritzen, a apresentar os avanços obtidos no ano passado pela cooperativa de crédito. A presidente antecipou que o número de associados passou de 3.713 para 4.715, o que representa um aumento do quadro de 27%. Além disso, a Cooperativa teve uma evolução acima da média do mercado nos principais indicadores (ativos, patrimônio, depósitos e crédito), apresentando percentuais superiores ao ano anterior, com crescimento de 30 a 40% na maioria dos índices.

Abrangendo os municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Missal, Itaipulândia, Serranópolis do Iguaçu e Ramilândia, o Sicoob apresentou como resultado líquido R$ 2,6 milhões, e desse valor, R$ 950 mil serão distribuídos entre todos os cooperados. O desempenho rendeu ao Sicoob Três Fronteiras o prêmio de cooperativa mais rentável do Sistema Sicoob em todo o Estado, entre as 18 cooperativas singulares existentes no Paraná.

A presidente do Sicoob agradeceu mais uma vez a parceria e lembrou que sem o apoio da ACIFI, desde a sua criação há 12 anos, a cooperativa não teria chegado onde está. “Temos atingido nossas metas e vamos crescer ainda mais nos próximos anos”, frisou Manuele.

O presidente da ACIFI, Roni Temp, parabenizou toda a diretoria e equipe de colaboradores do Sicoob pelo avanço conquistado em toda região. "Além disso, cada vez mais a sociedade percebe o valor da cooperativa como instrumento de desenvolvimento socioeconômico e agregador de renda, contribuindo para fortalecer os recursos locais", complementou Roni.


___

ACIFI atua em Foz do Iguaçu com foco na prestação de serviços,
promovendo a cultura do associativismo e o desenvolvimento local ou setorial. 
Telefone: (45) 3521-3300

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz