contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Veja como ficará o novo Teatro Barracão de Foz do Iguaçu Fundação Cultural recebeu projeto de revitalização; Reforma prevê aumento da capacidade de público para 300 pessoas

Fundação Cultural recebeu projeto de revitalização; Reforma prevê aumento da capacidade de público para 300 pessoas


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

O sonho iguaçuense de ter um teatro estruturado está cada vez mais perto de ser realizado. Na última semana, a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu recebeu o projeto de revitalização do Teatro Municipal Otilia Schimmelpfeng, localizado na Praça da Bíblia. O trabalho foi elaborado pelo Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos (Profoz), apoiado pelo Fundo Iguaçu.

Há 90 dias, o então presidente da Fundação, Adailton Avelino Cantor, juntamente com o prefeito Reni Pereira, solicitou a instituição destinada a colaborar com ações voltadas a divulgação e promoção do município, um projeto para recuperar o antigo ‘Teatro Barracão’, única estrutura pública local, para apresentações e desenvolvimento de oficinas culturais.

O projeto apresentado está orçado em R$ 500 mil e cabe a Prefeitura custear a execução. ‘Com tudo nas mãos, nós vamos buscar parceria com o governo federal, através do Ministério da Cultura, que com certeza encampará a nossa ideia’, disse o prefeito Reni Pereira. ‘Temos um projeto que vai ser muito bem recebido pela população e pelos nossos artistas. E nós estamos atrás recurso para a viabilização’, concluiu.

Projeto – Para elaborar o projeto, a equipe de arquitetos do Profoz realizou várias reuniões com a diretora da Fundação Cultural, Arinha Rocha, ouviu representantes da classe, para adequar a estrutura de forma que atendesse a demanda existente e as expectativas do iguaçuense. "Um local para abrigar espetáculos e oficinas, com capacidade de autosustentação", disse o presidente do Fundo Iguaçu, Carlos Silva, durante a entrega.

O desenho prevê o aumento da capacidade de público para 300 pessoas, substituição do telhado e instalação de forro acústico, novas redes hidráulica e elétrica, pintura, mobiliário, conserto do palco, paredes e também a construção de salas para oficinas, área de apoio e depósito.

O coordenador do Profoz, Nuno Areias, informou que os arquitetos focaram em resgatar a função do espaço que hoje é subutilizado e deficiente, sem perder a linha inicial. "Buscamos manter a história e preservar a memória arquitetônica. Fizemos uma abordagem diferente, que tornasse o local convidativo, para receber espetáculos e oficinas desenvolvidas pelos profissionais locais, e eventos culturais captados que ainda podem contribuir para a manutenção do equipamento".

Histórico – O Teatro Municipal Otilia Schimmelpfemg foi inaugurado e 1992, através do Projeto Barracão, um programa de incentivo à cultura do governo estadual. O idealizador, Constantino Viaro (Fundação Teatro Guaíra), adotou o formato como uma opção de baixo custo e de caráter transitório, para suprir a falta de locais para apresentação de artes cênicas. A ideia era incentivar os municípios a construir seus teatros.

As unidades foram distribuídas em cidades como Maringá, Araucária, Cascavel e Foz do Iguaçu. Aqui, até 2013 as investidas para construção de um definitivo ou adequação do Teatro Barracão na cidade, sucumbiram com a falta de recurso ou esbarraram nas políticas que nortearam as antigas administrações. E foi assim que o sonho de um espaço para espetáculos e atividades culturais de base, precisou se ajustar as goteiras e escuridão do barracão da Praça da Bíblia.

 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio

Parceria

Anúncio

Assine

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana
Logo do ClickFoz