contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Viola Lindeira selecionará alunos na próxima segunda, 14, em Foz Projeto vai oferecer oficinas gratuitas para 40 interessados, na Fundação Cultural

Projeto vai oferecer oficinas gratuitas para 40 interessados, na Fundação Cultural


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

A Fundação Cultural abrigará o Projeto Viola Lindeira, uma parceria entre a Itaipu Binacional e o Instituto Viola Caipira, que deverá formar 640 músicos amadores e profissionais nos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, dentro de três anos. O público alvo são crianças e adolescentes que terão as aulas de viola no contraturno escolar. 

O diretor presidente da Fundação Cultural, Adailton Avelino (Cantor) afirma que as pré-inscrições serão orientadas pela Secretaria Municipal de Educação. “No dia 14 de março, na segunda-feira em dois períodos, manhã e tarde, às 8h e 14h, teremos na Fundação Cultural a seleção dos alunos feita pela equipe do projeto Viola Lindeira. São 40 vagas para os interessados”, explica.

O coordenador pedagógico Ricardo Denchuski esclarece como será fundamentada a estrutura das oficinas. “O nosso objetivo além de cultivar a música de raiz é também manter essa cultura acesa do coração não apenas dos mais velhos, mas também das crianças. Nosso desejo é formar uma orquestra com todos esses municípios e juntar todas elas na maior orquestra do mundo, com 640 alunos tocando simultaneamente as mesmas músicas. Um show de 1h30 até 2h, com a criação de músicos amadores, profissionais, professores e adeptos a música caipira”, disse.

A finalidade, segundo o coordenador, é atingir crianças e adolescente de 7 a 17 anos, no contraturno escolar e com vulnerabilidade social.  As aulas vão acontecer todas as terças-feiras, na Fundação Cultural das 9h às 10h15, 10h15 às 11h30 e na parte da tarde das 14h às 15h15 e depois mais 1h15 de aula. São quatro turmas de 10 alunos cada um e com três anos de curso.

O professor de viola, Leonardo Henrique Mariane de 27 anos vai coordenar as aulas em Foz do Iguaçu. De acordo com ele, as aulas funcionam com métodos específicos para o projeto.  “A gente está trabalhando há 15 anos juntamente com a Orquestra Paranaense de Viola Caipira, por isso nossa experiência e didática nessa parte de ensino da Viola Caipira. Desse modo, nós temos métodos que desenvolvemos para o projeto agregando todo o conhecimento. Os alunos vão ter primeiramente o módulo 1, que inclusive ele vai poder levar para casa e poderão estudar na Fundação onde terá uma viola disponível para a efetivação dos estudos”, informou Mariane.

O docente explicou ainda que, “durante as aulas vamos trabalhar nesse método, as questões rítmicas, mão direita, abrangendo vários ritmos do gênero caipira que inclusive facilita, porque usa a corda solta e não precisa necessariamente apertar a mão esquerda. As aptidões necessárias para participar é fundamentalmente o interesse em aprender música”.

Na opinião de Mariane, “no meio dos jovens, pode até ter um preconceito com a viola caipira, inclusive comigo foi assim. Quando jovem eu tinha um preconceito com a música caipira, mas por gostar de tocar violão, o instrumento me encantou”, conclui.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz