contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Você no Clickfoz: Leitor expõe descaso de serviços municipais "Árvores no centro da cidade estão há muito tempo sem manutenção por parte da prefeitura"

"Árvores no centro da cidade estão há muito tempo sem manutenção por parte da prefeitura"


Por: Leca

Publicado em:

O Clickfoz recebeu, na semana passada, um e-mail de leitor insatisfeito com uma situação em particular na cidade: A falta de manutenção por parte da Secretaria de Meio Ambiente com as árvores, principalmente no centro de Foz do Iguaçu. Isso implica em galhos caindo e, por várias vezes, interrompendo o fornecimento de energia da cidade, além de outros riscos para os moradores.

Veja o que escreveu Washington Soares, especialmente para o Click:
 

Foto: Washington Soares 
Árvores no centro da cidade estão há muito tempo sem manutenção por parte da prefeitura

Caros leitores, escrevo este artigo com o seguinte intuito: apontar uma contradição da cidade de Foz de Iguaçu, qual seja, o verde que embeleza o cenário iguaçuense ao mesmo tempo expõe uma falha na manutenção dos serviços municipais básicos. As árvores estão completamente sem cuidado por parte da Secretaria do Meio Ambiente. Galhos e fios se entrelaçam e colocam em risco os moradores, os transeuntes, os motoristas e toda a distribuição de eletricidade da região.

Explico o meu ponto de vista. Moro no centro de Foz de Iguaçu e reparei que a maioria das árvores no entorno das ruas Tarobá e Naipi estão há muito tempo sem manutenção por parte da prefeitura.

Sempre que há uma tempestade na cidade algumas árvores caem nas imediações das ruas do centro e interrompem o fornecimento de energia. Tudo bem, eu sei que os fenômenos naturais não são da alçada do Estado, mas a manutenção das boas condições da cidade, sim. E essas deixam muito a desejar.
 

Foto: Washington Soares
Leitor pede mais agilidade na Secretaria do Meio Ambiente para resolver esses casos

No fim do ano ocorreu uma tempestade e uma árvore quase caiu na esquina da rua Tarobá com a Engenheiro Rebouças. Quase. Só não caiu completamente porque foi amparada pelos fios de energia e por outra árvore do outro lado da rua. Pois a COPEL tomou ciência do fato, cortou os galhos que atrapalhavam o fornecimento de luz e deixou a situação como estava. A árvore ficou com as raízes quase todas para fora do chão por mais de um mês sem que a Secretaria do Meio Ambiente tomasse qualquer providência.

No início de fevereiro deste ano, fui à Secretaria de Meio Ambiente e denunciei a situação. Preenchi os formulários e solicitei a retirada da árvore (única solução encontrada). Falei sobre a situação das ruas da cidade que tinham o mesmo problema e perguntei se havia algum programa da Prefeitura para realizar a poda regular (já que o particular não pode realizar a poda por conta própria, pois caracterizaria crime ambiental). Confesso que não foi nenhuma surpresa ouvir um não. Perguntei se havia algum outro órgão da prefeitura que poderia ouvir a situação e a resposta também foi negativa. Ouvi essa resposta de dois funcionários diferentes, nas duas vezes em que lá estive.

 

Foto: Washington Soares
Quando há chuva, galhos caem nos fios e cortam energia no local

Não quero com este artigo criticar a gestão atual, nem mesmo a anterior. Quero apenas expor uma situação corriqueira na cidade que em muito dificulta a vida do cidadão e que, penso eu, consome muito do dinheiro público. Pois bem sabemos que a manutenção das árvores é mais barata do que o conserto dos danos causados pela falta dessa manutenção.

Espero, sinceramente, que essa situação se regularize para o benefício de todos os moradores da cidade.

 

 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz