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93% dos paranaenses têm orgulho de Itaipu

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Jesus Coutinho
 

Uma pesquisa encomendada pela Assessoria de Comunicação Social e apresentada à Diretoria nesta segunda-feira (6), em Curitiba, mostra que Itaipu é motivo de orgulho para 93% dos paranaenses. Pelo levantamento, que foi realizado entre os meses de outubro e dezembro, Itaipu é reconhecida como empresa que zela pela comunidade onde atua.

O superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla, explica que o objetivo da pesquisa era avaliar como andam a marca e imagem institucional de Itaipu, bem como apurar o nível de conhecimento da opinião pública a respeito dos programas desenvolvidos pela empresa. “Foi a primeira vez que fizemos um levantamento dessa magnitude para avaliar a nossa imagem. E os resultados foram animadores, pois demonstram que estamos sendo bem sucedidos no trabalho de comunicar a nova missão institucional”, afirma Piolla.

 

O diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, comemorou os dados apresentados. “Pudemos constatar que os paranaenses, hoje, veem Itaipu como uma usina hidrelétrica que vai muito além da geração de energia. Somos vistos como uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e investe no desenvolvimento do nosso Estado, que gera empregos e fomenta o turismo na região Oeste”, avalia Samek.

Pesquisa qualitativa –  A pesquisa dividiu-se em qualitativa e quantitativa. Na pesquisa qualitativa, 120 pessoas foram ouvidas, reunidas em 12 grupos, numa sala especial, e provocadas a falar sobre Itaipu. Os participantes, todos eles com no mínimo o ensino médio completo, eram moradores de Curitiba e Foz do Iguaçu que já tinham ouvido falar na empresa. Em comum, ambos os grupos associaram Itaipu a programas socioambientais.

Os curitibanos, em particular, relataram ter pouco contato com os programas, mas consideraram que o benefício da usina foi muito superior ao seu custo de construção. Já os entrevistados de Foz do Iguaçu deixaram evidente o papel preponderante da binacional no desenvolvimento da cidade, indicando que Itaipu tem uma gestão confiável e próxima da população. "É uma das melhores do Paraná e até do Brasil em gerenciamento”, assinalou um entrevistado de Curitiba. “O sonho de uma mãe é ter um filho dentro da Itaipu”, disse outro entrevistado, de Foz do Iguaçu.

Os grupos também foram desafiados a definir a personalidade de Itaipu caso a empresa fosse uma pessoa. O resultado é curioso: Itaipu teria a imagem de provedora e protetora, representada pelas figuras de pai e mãe.

A pesquisa qualitativa avaliou também a imagem de Itaipu como símbolo. Foram identificados os símbolos que mais se associam, pelo imaginário popular, à imagem da empresa. Em Foz do Iguaçu, existe uma percepção generalizada de que se a Itaipu não existisse, seriam intensificados os problemas com violência e contrabando na cidade.

Pesquisa quantitativa –  Na pesquisa quantitativa, foram entrevistadas por telefone 1.017 pessoas de todas as regiões do Paraná. A primeira pergunta questionava sobre a empresa que consideravam ser um orgulho para o Brasil. Nas respostas espontâneas, Itaipu foi a sexta empresa mais lembrada, atrás da Petrobras, Vale, Copel, Banco do Brasil e Sadia.

Já entre as empresas que mais orgulham os paranaenses, Itaipu fica atrás somente da Copel e da Sanepar. Itaipu também é a segunda empresa mais associada à geração de energia (17%), atrás da Copel, e figura como a hidrelétrica mais conhecida dos paranaenses (71% das respostas), seguida de longe por Copel (14%) e Salto Segredo (2,5%). Ao todo, 94% dos entrevistados disseram conhecer Itaipu. Figura, ainda, na opinião espontânea, entre as primeiras empresas em ações sociais, ambientais e entre as melhores corporações para se trabalhar.

No tocante à missão institucional da empresa, 92% dos entrevistados indicaram que Itaipu contribui muito para o desenvolvimento do turismo na região de Foz do Iguaçu. Questionados sobre a contribuição de Itaipu para o desenvolvimento econômico regional, 86% dos entrevistados responderam afirmativamente à questão.
 
No que se refere à geração de empregos, 90% dos entrevistados reconheceram o papel de Itaipu. Para 74%, Itaipu desenvolve projetos importantes para a preservação do meio ambiente, enquanto 57% reconhecem as ações da empresa na área de responsabilidade social.
 
Além disso, 92% consideram que Itaipu transmite a imagem de ser uma empresa séria, 83% disseram considerar a empresa bem administrada, 78% afirmaram jamais ter ouvido falar de Itaipu envolvida em escândalos e 78% avaliaram a empresa como modelo de administração a ser seguido.

Outro dado relevante da pesquisa indica que 83% dos entrevistados concordam que Itaipu é capaz de emprestar credibilidade a projetos, ideias ou conceitos por ela endossados.

Entre os programas e ações mais citados de forma estimulada pelos entrevistados (com base em uma lista apresentada) foram o Canal da Piracema (73%), o Complexo Turístico Itaipu (69%), o Parque Tecnológico Itaipu (64%), educação ambiental (57%) e recuperação de florestas (55%). “Curiosamente, percebemos que os programas que estão descolados da imagem de Itaipu, que funcionam de forma independente, como se fossem entidades à parte, não aparecem bem posicionados na pesquisa. Ou seja: precisam estar mais colados à imagem da empresa. Precisamos capitalizá-los. Esse é o nosso desafio”, afirma Gilmar Piolla.

Avaliação – Na avaliação de Rachel Caldeira, diretora da Interself Comportamento do Consumidor e responsável pela pesquisa, o desempenho de Itaipu no levantamento foi de encher os olhos. “Embora não se relacione com o consumidor final, Itaipu é muito querida pelo povo, é uma empresa extremamente bem avaliada. Só colhemos elogios à empresa, não há nenhum traço negativo na sua imagem”, afirma Rachel, que é especialista em pesquisar a marca e a imagem de grandes empresas.

Rachel observa que o distanciamento do consumidor final termina por ofuscar Itaipu na lembrança das pessoas. “Elas acabam guardando na memória a marca de empresas que investem mais em mídia, como Petrobras e Banco do Brasil, ou que estão mais presentes na vida das pessoas, como a Copel”. Mas, ainda assim, o resultado obtido por Itaipu é de fazer inveja. “A construção de Itaipu e a grandiosidade da obras são motivo de orgulho para a imensa maioria dos paranaenses”, destaca.

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