Previous slide
Next slide

Agências do Trabalhador registraram alta nas contratações no mês de julho

Previous slide
Next slide

Em julho, as 245 Agências do Trabalhador do Paraná apresentaram número de contratações superior ao registrado no mesmo mês do ano passado. Dados da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social mostram que 15.796 pessoas conquistaram uma vaga de trabalho através do Sistema Público de Empregos – SINE/PR. Esta é a primeira vez no ano que um resultado mensal supera o alcançado em 2008, recorde histórico de colocações pelo serviço.

Para o secretário Nelson Garcia, os indicadores apontam para uma recuperação da economia paranaense em tempos de crise financeira mundial. “A expectativa é de que esta tendência se mantenha e os bons números repitam-se nos próximos meses. O empresário entende que o pior da crise já passou, retomou os investimentos e passa a contratar novos funcionários”, analisa ele.

Desde o início de 2009, a média mensal de admissões pelo SINE/PR estava 10% abaixo da registrada no ano anterior. Ângela Carstens, coordenadora de Intermediação de Mão-de-Obra da Secretaria, explica que é preciso considerar não só a retração nas contratações, devido ao período de turbulência econômica, mas também o excelente desempenho apresentado pelas Agências até o início da crise.

“Os resultados até setembro de 2008 vinham em uma crescente impressionante. No ano passado, mais de 160 mil trabalhadores garantiram um emprego formal com a ajuda do Sistema Público de Empregos. Superar este número significa que estamos preparados para reagir à crise e voltar a crescer”, destaca.
Com os números de julho, o total de candidatos empregados em 2009, através das Agências do Trabalhador do Paraná, chega a 80.276. Mais de 153.279 vagas de emprego formal foram oferecidas, gratuitamente, em todo o Estado.

A grande maioria dos contratados no mês era do sexo masculino (63,35%). Os homens conquistaram 10.006 das oportunidades disponibilizadas, enquanto as mulheres preencheram 5.790 das vagas.

Jovens com 19 a 24 anos foram 31,31% do total de admitidos. Aqueles com idade entre 25 e 30 anos ocuparam 22,01% dos postos de trabalho ofertados e os com idade entre 31 e 54 anos garantiram 22,30% dos empregos.

Os candidatos que concluíram o segundo grau responderam por 4.497 vagas, o equivalente a 28,47% das contratações. Trabalhadores que estavam cursando ou não haviam concluído o terceiro ano do ensino médio preencheram 16,72% das oportunidades. Aqueles que terminaram o primeiro grau ocuparam 15,35% dos empregos.

Previous slide
Next slide