Previous slide
Next slide

Cheirar vinagre está no protocolo apresentado pelo Paraguai para a reabertura da Ponte da Amizade

Previous slide
Next slide

Autoridades do Poder Executivo, juntamente com o governador de Alto Paraná e prefeitos locais, participaram nesta sexta-feira de uma reunião com o objetivo de fechar uma proposta de protocolo que será negociado com o governo brasileiro para a abertura da Ponte da Amizade para fins comerciais.

O vice-ministro do comércio, Pedro Mancuello, indicou que foi convidados pelo governador Roberto González para uma reunião de negociação, onde participou também os prefeitos de Ciudad del Este, Presidente Franco, Hernandarias e Minga Guazu.

Representando o poder executivo, estiveram presentes o vice-ministro do comercio, o vice-ministro da saúde, o diretor de assuntos econômicos da chancelaria do Paraguai e o representante da Câmara de Comercio Internacional.

Mancuello também comentou que entre as propostas se analisaram a viabilidade de permitir um ingresso determinado de veículos para cada um dos municípios, dependendo da capacidade do controle das áreas de saúde e forças pública.s

“Isto tem um protocolo de controle de saúde, migratório e também policial, para controlar os limites da cidade que entrariam dentro desse cordão sanitário”, explicou.

Protocolo apresentado pelo governador da província paraguaia Alto Paraná

O Clickfoz teve acesso ao documento apresentado pelo governador da província paraguaia. O protocolo estabelece um posto de controle  sanitário na cabeceira da Ponte da Amizade constituído por militares e profissionais de saúde de forma a controlar o ingresso de pessoas.

Entre as outras medidas está a medição da temperatura do corpo e o teste olfativo (ANOSMIA) também aplicado pelo governo dos Estados Unidos em na Coreia. A ideia é simples: antes de receber autorização de entrada, todos devem cheirar um pano embebido em vinagre de maçã isto porque 30% dos casos leves da doença apontam para a perda do olfato.

Também seria realizado um cordão sanitário no perímetro do microcentro de Ciudad del Este para que os compristas não avancem para outras áreas.

O protocolo ainda não está oficializado, mas espera-se ter um plano definido pelo governo central do país vizinho para reabertura nos primeiros dias de outubro.

Previous slide
Next slide