Previous slide
Next slide

Com 500 atletas inscritos, Foz do Iguaçu Night Run reúne grande público

Previous slide
Next slide
Foto: Marcos Labanca

Atletas profissionais e amadores das três fronteiras participaram neste sábado, 28, da Foz do Iguaçu Night Run. A corrida noturna recebeu 537 corredores que completaram os circuitos de 5 e 10 quilômetros. A largada foi dada às 20h em frente à RPCTv, na rua Pedro Basso, número 1000. Em formato de circuito os corredores passaram pelas avenidas Pedro Basso, até a José Maria de Brito, entrando na rua Portugal e voltando pela rua Rosa Cirilo de Castro.

Na prova de 10 km os participantes puderam se inscrever em seis categorias, distribuídas por idade e gênero. “O evento atingiu nossas expectativas, com inscrições esgotadas e público lotando o espaço. Sem os patrocinadores, apoiadores e voluntários nada disso seria possível. A festa ficou mais bonita que podíamos esperar. Estou satisfeito e preparado para a próxima”, comemora Raby Khalil, organizador do evento e membro da Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia.

Vencedores

Gabriel Cardoso, 30, é triatleta e professor da academia OxyRun, corre há quatro anos, foi o primeiro colocado na categoria de 5 quilômetros. Esta foi a primeira corrida noturna que o professor participou, e segundo ele a experiência foi positiva: “o clima estava ameno, apesar da alta umidade, tudo ajudou. Acho que todas as provas aqui na cidade deveriam ser a noite!”, conta Cardoso.

Foto: Marcos Labanca

O paraguaio Favian Marcelo Esquivel, 28, foi o vencedor do percurso de 10 quilômetros. Ele é técnico de instalação de câmeras e esta é a segunda vez que participa de uma corrida noturna. “Correr a noite ajuda a melhorar o desempenho. Ano passado fui o segundo colocado na maratona das Cataratas”. Ele corre há três anos e tem uma rotina de treinamento com a média de 22 quilômetros por dia.

Diversão

Para quem prestigiou a Night Run, a diversão foi garantida. Parede de escalada com instrutores profissionais promoveram a experiência inclusive para crianças, como é o caso do Victor dos Santos Silva, 11, filho de um dos corredores.  Ele elogiou o espaço dedicado a escalada e disse que as vezes acompanha o pai nas corridas. “Essa eu achei muito legal, aproveitei bem”, conta o garoto. Oficinas de slackline, street fight, circo e foodpark contribuíram para a pluralidade da Night Run.

Família

Além dos corredores, familiares também acompanharam as provas, como é o caso da Valdinéia Macagnan de Oliveira, 29, que trouxe as duas filhas e o marido para acompanhá-la na corrida. Das duas filhas, apenas Mikely, 09, resolveu correr junto com a mãe. A pequena Kaira, de 9 meses ficou com o pai aguardando Valdinéia e irmã concluírem a prova. “Achei a estrutura muito boa, especialmente o Espaço Kids e as brincadeiras. Deu para trazer toda a família”, conta Valdinéia, que treina corrida diariamente com o marido.

De Ciudad Del Este, o comerciante francês Stephane Roticci, 43, trouxe os dois filhos adolescentes para acompanhá-lo na prova. “Os filhos vão correr 5 quilômetros e eu os 10. Achei uma boa ideia a corria ser feita a noite”, conta Roticci que reside há oito meses na região.

Apoio

A realização do evento só foi possível graças ao apoio de empresas da região. A Itaipu Binacional foi a grande parceira deste projeto incentivando o desenvolvimento das oficinas e das apresentações culturais, promovendo integração e consciência sustentável. Outras empresas também acreditaram na proposta da Night Run, como a Trank&Field, Joy Place, Pomare, Brasluper, Sanepar, Trupe Luz da Lua, Capitão e Club Maki. Vale destacar ainda a participação da Foztrans, Guarda Municipal e a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu que estiveram presentes garantindo a segurança e a manutenção do fluxo dos veículos sem prejudicar o deslocamento dos motoristas.

Classificação Geral

A classificação geral está disponível em íntegra no site: www.rodrigocirilo.com.br. Confira abaixo os vencedores das categorias feminino e masculino de 5 e 10 quilômetros.

Categoria: masculino – 5km

1o Gabriel Geovane Cardoso: 17min59s

2o Moisés Hermes dos Santos: 18min14s

3o José Carlos Carzino: 19min22s

Categoria: feminino – 5km

1a Eliane Werlang: 21min17s

2a Aline Werlang Loeblein: 21min52s

3a Marciane Gregorino: 22min49s

Categoria: masculino – 10km

1o Favian Marcelo Esquivel: 36min46s

2o Jocemar da Silva: 36min50s

3o Hélio de Paula: 38min38s

Categoria: feminino – 10km

1a Neiva Francisca da Costa: 47min32s

2a Vanessa Ravanhame: 48min33s

3a Ana Paula Cechin Boller: 51min45s

Previous slide
Next slide