Previous slide
Next slide

Coordenadores do GT-Saúde participam da reunião de ministros do Mercosul

Previous slide
Next slide

O Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT-Saúde) participou nesta sexta-feira (19), em Assunção, da reunião do subgrupo de trabalho do Mercosul para assuntos da saúde. A coordenadora brasileira do GT-Saúde, Margaret Groff, e o coordenador suplente, Joel de Lima, apresentaram as ações desenvolvidas na tríplice fronteira e, em seguida, foram convidados a participar da reunião dos ministros da Saúde dos países pertencentes ao Bloco.

Para Margaret Groff, diretora financeira executiva da Itaipu Binacional, esse convite demonstra o reconhecimento das práticas e dos resultados dos trabalhos desenvolvidos pelo GT-Saúde nesses seis anos de atuação.

Na reunião dos ministros da Saúde do Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile e Venezuela, foram discutidas políticas regionais para várias ações de saúde pública, como o controle do tabaco, a questão dos medicamentos, a doação e o transplante de órgãos, bem como ações de controle ao sarampo, doença de chagas e febre amarela.

Desde a sua criação, em junho de 2003, o GT-Saúde tem contribuído para melhorar a qualidade de vida de milhares de brasileiros, paraguaios e argentinos, deixando o sistema de saúde mais humano. A raiva canina, por exemplo, muito comum em regiões de fronteira, hoje está controlada; mais de dois mil médicos, técnicos e enfermeiros dos três países foram capacitados em atenção à saúde feminina, planejamento familiar e na humanização e acolhimento às mulheres durante a gestação, no pós-parto e na assistência aos recém-nascidos.

Entre outras ações, contribuiu também para a implantação de um sistema de monitoramento da gripe A na fronteira. Em uma planilha eletrônica, periodicamente, os responsáveis pelos departamentos de vigilância epidemiológica de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú  atualizam as informações de seus respectivos países.

E, com base nas determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS), de acordo com Joel de Lima, assistente do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, promoveu vários debates internos e eventos regionais sobre a aplicação do Regulamento Sanitário Internacional (RSI).
 
Com a ajuda do Grupo de Trabalho, autoridades dos três países começaram a implementar  a Estratégia DOTS (Directly Observed Treatment Shortly) no combate à tuberculose. Essa enfermidade acomete 31 a cada 100 mil iguaçuenses.

Previous slide
Next slide