Previous slide
Next slide

Festival de Turismo das Cataratas abre com participação recorde

Previous slide
Next slide

O Festival de Turismo das Cataratas foi oficialmente aberto nesta quinta-feira (18) à tarde, no centro de convenções do Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu. Ao que tudo indica, a quarta edição do evento deverá ter recorde de participantes. Duas horas depois de abertas as inscrições, as duas mil credenciais disponibilizadas para o público se acabaram. A expectativa dos organizadores é receber mais de 3.500 pessoas nos três dias do Festival.

A cerimônia de abertura teve a participação de cerca de 500 pessoas, entre autoridades municipais, estaduais e federais, empresários, agentes de turismo e profissionais ligados ao setor. Após uma apresentação cultural representando os povos da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) e de uma exibição de vídeos sobre o Destino Iguaçu, a Itaipu e a campanha Vote Cataratas, a mesa de autoridades foi formada.

Autoridades – O primeiro a falar foi o presidente da Confederação Nacional do Turismo, Nelson de Abreu Pinto, que destacou a importância da Tríplice Fronteira como exemplo de integração para o mundo e como as ações na área de turismo precisam ser coordenadas. Ele também anunciou um convênio que será assinado nos próximos dias, com a prefeitura de Foz, para divulgar o Destino Iguaçu para aumentar o número de turistas brasileiros na região.

O diretor técnico executivo da Itaipu, Antonio Otélo Cardoso, representando o diretor-geral Jorge Samek, fez um retrospecto dos fatos marcantes na história de Foz, que contribuíram para a construção do perfil econômico da cidade no âmbito do turismo, como a criação do Parque Nacional do Iguaçu e a construção da Itaipu. E que, agora, a implantação da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila) irá contribuir para transformar Foz do Iguaçu também em um pólo de produção de conhecimento e cultura.

O diretor ressaltou a necessidade de preparar a cidade para ser sub-sede da Copa de 2014, com a certificação internacional dos serviços de acordo com os Critérios Globais para o Turismo Sustentável. “Nosso principal desafio é a melhorar a qualificação dos serviços e produtos”, afirmou.

O secretário do Turismo do Paraná, Celso Caron, fez menção à crise financeira internacional, dizendo que, apesar das perdas principalmente nos mercados europeu e norte-americano e seus reflexos sobre o setor turístico, está surgindo um novo modelo econômico, que valoriza a qualidade de vida, o enriquecimento pessoal através da cultura e o respeito à natureza. “Isso tem uma relação direta com o setor turístico”, afirmou, apontando que o governo do Paraná vem trabalhando com o estímulo ao turismo em 10 localidades do estado e que Foz é uma das quatro prioritárias.

Já a ministra de Turismo do Paraguai, Liz Cramer, disse que o Festival é uma excelente oportunidade para o seu país divulgar produtos turísticos e que a melhoria dos serviços desse setor é um compromisso do presidente Lugo e dos 30 empresários que vieram a Foz como expositores. “A vida na Tríplice Fronteira tem particularidades que agregam muito ao Destino Iguassu e precisamos saber valorizá-las”, ressaltou.

O prefeito Paulo McDonald fez um retrospecto dos últimos eventos realizados em Foz, que demonstram a importância da cidade no setor turístico, como os campeonatos de rafting, MotoCross e natação máster, o encontro nacional de ultraleve e o encontro de esportes dos estudantes de Direito do Paraná, todos realizados nos últimos 10 dias. “A Itaipu tem sido uma importante parceira na divulgação do Destino Iguassu e na realização de eventos como esses”, acrescentou.

Após a palavra das autoridades, foi entregue o troféu Amigo do Festival de Turismo das Cataratas, produzido pelo programa de tecnologia do artesanato Ñandeva, ao jornalista Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação da Itaipu, à ministra paraguaia, ao secretário Caron, ao presidente comercial da TAM, Cícero Blotta, e à representante do Ministério do Turismo, Michelle Ximenes.

A cerimônia encerrou com uma apresentação do Coral Itaipu e com abertura oficial da área dos estandes. A Itaipu participa com um estande integrado ao Destino Iguaçu, feito com materiais recicláveis.

O Festival, que é patrocinado pela Itaipu, Ministério do Turismo, secretarias estadual e municipal de Turismo e TAM, será realizado em uma área de 2 mil metros quadrados, com 132 estandes e aproximadamente 200 expositores.

Previous slide
Next slide