Previous slide
Next slide

Fotógrafo de Foz entra para seleto grupo de profissionais de casamento

Previous slide
Next slide
Foto: Suelen Bicicgo

“Fiquei muito surpreso quando abri o e-mail dizendo que eu era o novo membro do Inspiration Photographers. A disputa não é fácil, porque são profissionais excelentes que concorrem, tanto brasileiros, quanto estrangeiros,” comemorou Rafael Bechlin, de 34 anos, que tem escritório em Foz do Iguaçu. Ele é formado em Publicidade e Propaganda, fotógrafo em Foz do Iguaçu desde os 12 anos de idade e aprendeu a filmar aos 16. O anúncio de que o nome foi aceito pelo Inspiration Photographers saiu há poucos dias. Esse diretório é uma vitrine muito importante, porque reúne trabalhos dos profissionais considerados mais inspiradores na área de fotografia e filmagem de casamentos no Brasil e no exterior.

Carinho enorme por esse casal😍 #photo #fotografia #iguassufalls #cataratasdoiguaçu

Uma publicação compartilhada por Rafael Bechlin (@rafaelbechlin) em

Rafael já fotografou e filmou mais de 100 vezes o momento do “sim”, inclusive diante do principal atrativo turístico da cidade: Cataratas do Iguaçu. “É um cenário maravilhoso, sem interferências externas, e isso conspira para que as pessoas foquem a atenção, contribuindo para o resultado das filmagens,” explica. Cenas de um ensaio pré-nupcial na Itaipu também ilustram o currículo profissional de Rafael Bechlin no site do Inspiration.

Para ser aceito, o candidato passa por avaliação de especialistas nas áreas de fotografia e vídeos de casamento. Os avaliadores também entram em contato com clientes. Em geral, de cada dez pedidos, apenas um é aceito. “O membro do Inspiration Photographers deve ser conceituado, com técnicas apuradas, cumprir rigorosamente compromissos e, é claro, produzir imagens realmente inspiradoras”, declarou o fotógrafo Frankie Costa, fundador do diretório. A vantagem é que o profissional tem o trabalho publicado na plataforma considerada referência entre profissionais de mais de 50 países e entre noivos. O Inspiration também promove prêmios, como o “Lente de Ouro”, trazendo visibilidade ao trabalho.

Casamento: resgate ao reconhecimento profissional

Por muitos anos, os profissionais que registravam imagens em casamentos eram marginalizados na área de fotografia e filmagem. Nas últimas décadas, esse cenário mudou. Fotografar e filmar casamentos – cada vez mais glamourosos e requintados – exige técnica, profissionalismo e sensibilidade. Mesmo diante de um cenário de crise na economia brasileira, o mercado de casamentos movimenta milhões e aumenta a cada ano, segundo pesquisas do Instituto Locomotiva e da Associação Brasileira de Eventos Sociais (ABRAFESTA), movimentando R$ 17 Bilhões no Brasil em 2016.

Além de Foz do Iguaçu, Rafael Bechlin já fotografou casamentos em vários estados brasileiros e em outros países como Paraguai, Argentina, Estados Unidos, Alemanha e México. A hoteleira Mariana de Mattos Leão Hernandes contratou o profissional para gravar o casamento dela em Cancún, no México: “Com as memórias não dá pra arriscar!”, justificou. “Caso nem tudo saísse perfeito não teria problema, mas nossos sorrisos e nossa emoção tinham que ser para sempre guardados. Conhecendo e me identificando com o trabalho do Rafael não poderia ser outro profissional, porque os registros dele têm um toque de arte!”

Sobre Rafael Bechlin

O novo membro do Inspiration Photographers, Rafael Bechlin, é reconhecido pelos registros criativos e sensíveis em casamentos, além da participação em filmes nacionais, internacionais e novelas da Rede Globo. “Em 2009, tive minha primeira experiência no cinema nacional. Trabalhei como fotógrafo still, no filme ‘Salve Geral’. Fui responsável pelas fotos dos bastidores das gravações,” contou. Ele também trabalhou como produtor local da série “As Brasileiras”, da Rede Globo, e do filme “Partiu Paraguai”. A produtora da série e do filme, Flávia Santos, destacou: “Rafael trabalha muito bem em equipe, é focado, esforçado e muito profissional”. Rafael Bechlin foi diretor de fotografia do curta metragem “Me vê arroz e feijão”, feito em 48 horas para o “The fast forward filmaking festival – Curta Iguassu”.

Uma das maiores conquistas da carreira veio há três anos: atuou como produtor local do filme “Capitão América – Guerra Civil”, da Marvel, nas cenas gravadas nas Cataratas do Iguaçu e depois incluídas no filme “Pantera Negra”. “Foi inesquecível, porque apenas 6 profissionais brasileiros fizeram parte da equipe e o meu nome ficou registrado nos créditos do filme,” relembra. O produtor do filme no Brasil, Júlio Uchöa, reconhece: “Rafael foi incrível, porque é um profissional que gerencia, com prazer e técnica, a brasileiros e estrangeiros”. As conquistas incluem ainda: gravações para o canal de pesca esportiva, FISH TV; série de reportagens para a emissoraAlmayadeen, do Oriente Médio; palestra no maior congresso de fotografia e filmagem de casamento da América Latina e trabalhos paraIguassu Convention & Visitors Bureau – que divulga atrativos de Foz do Iguaçu mundialmente.

Hoje é dia de casamento!#cataratasinesqueciveis acompanhe nossos posts #belmondcataratas #inesquecivelcasamento

Uma publicação compartilhada por Rafael Bechlin (@rafaelbechlin) em

Mais recentemente, Rafael Bechlin foi convidado para fazer a produção local do capítulo de estreia da novela “Pega-Pega”, da Rede Globo, gravado em Foz. O produtor da novela, Willian Barreto, que trabalha há 22 anos com teledramaturgia, pontuou: “O princípio básico para os profissionais se desenvolverem na área de audiovisual é a curiosidade. O perfil do Rafael é pertinente nesse sentido. Ele veio com a proposta de dar apoio para a produção local, mas, durante as gravações, ofereceu muito mais”.

O desejo, agora, é se tornar referência no setor e compartilhar o conhecimento em cursos e palestras. “Todas as participações que tive nessas produções fizeram muito sentido para o meu dia a dia de trabalho,” disse Rafael, “porque aprendi sobre captação de áudio, iluminação, direção, enquadramento, escolha de locação e outros aspectos.” Resultados desse trabalho podem ser vistos no perfil profissional de Rafael Bechlin aqui.

Previous slide
Next slide