Previous slide
Next slide

No dia do leitor, moradores de Foz indicam seus livros preferidos

Previous slide
Next slide

No dia 07 de janeiro, comemora-se o dia do leitor. A data foi criada em homenagem à fundação do jornal cearense “O Povo”, lançado na mesma data do ano de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.

Mas, será que o Brasil tem o que comemorar nesta data? De acordo com dados da última edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, de 2016, entre 2011 e 2015, o número de brasileiros que consomem livros passou de 50 para 56% e de quantidade anual média de livros por habitante, de 4 para 4,96. Agora em 2020, uma nova pesquisa deve ser divulgada pela entidade. Esperamos que os novos dados divulgados continuem em crescimento, seja com livros físicos ou digitais.

Para ajudar a melhorar esta pesquisa, alguns moradores de Foz do Iguaçu nos indicaram seus livros preferidos. Que tal começar o ano de 2020 de uma maneira diferente?

Jaqueline Brandão (Publicitária) – O Lado Feio do Amor – Colleen Hoover. Quando Tate Collins se muda para o apartamento de seu irmão, Corbin, a fim de se dedicar ao mestrado em enfermagem, não imaginava conhecer o lado feio do amor. Um relacionamento onde companheirismo e cumplicidade não são prioridades. Mas, vai descobrir que nenhuma regra é capaz de controlar o amor e o desejo.

Kauanne de Melo (Advogada) – O inocente – Scott Turow. Em Acima de qualquer suspeita, um dos melhores thrillers policiais de Scott Turow, os promotores Rusty Sabich e Tommy Molto se enfrentaram em um julgamento de assassinato envolvendo um intrincado jogo de emoções e suspeitas.Em O inocente, a aguardada sequência dessa envolvente história, Rusty, agora um respeitado juiz-presidente, é novamente acusado de assassinar uma mulher próxima a ele. Desta vez, a vítima é sua esposa, Barbara, morta aparentemente por causas naturais. Mas a situação muda por completo quando Tommy, seu antigo adversário, e o subpromotor Jim Brand descobrem que Rusty ficou em companhia da esposa morta por quase 24 horas sem comunicar o ocorrido a ninguém, nem mesmo ao próprio filho, o que lhe daria tempo suficiente para ocultar possíveis provas.

Gabriela Willig (Jornalista) – O Leitor – Bernhard Schlink. Desde o lançamento de O perfume, de Patrick Süskind, O leitor é a obra alemã mais aclamada por crítica e leitores, traduzida para mais de 30 idiomas. O livro foi vencedor de inúmeros prêmios, entre os quais o Welt (Alemanha), o Grinzane Cavour (Itália) e o Laure Bataillon (França). Michael tem somente 15 anos quando conhece Hanna, uma mulher 21 anos mais velha.É o início de uma delicada relação amorosa, marcada por pequenos gestos e rituais. A leitura de clássicos de Tolstói, Dieckens e Goethe precede os encontros. Ao londo de meses, o casal repete essas cerimônias, interrompidas pelo súbito desaparecimento de Hanna. Sete anos depois, Michel, estudante de direito é convidado a tomar parte em um julgamteno contra criminosos do regime nazista. Ele descobre que uma das acusadas é sua antiga amante, o que o lança a um vórtice de culpa e piedade.

Giovana Ritchely (Professora) – A Cidade do Sol – Khaled Hosseini. Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rasheed, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seu destino. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz – ‘Você pode ser tudo o que quiser’. Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Confrontadas pela História, o que parecia impossível acontece – Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a História continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do ‘todo humano’, somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.

Denise Paro (Jornalista) – O Mundo da Escrita – Martin Puchner. Como a escrita inspirou a ascensão e a queda de impérios e nações, o desabrochar de ideias políticas e filosóficas e o nascimento de crenças religiosas. O mundo da escrita nos conduz a uma viagem maravilhosa pelo tempo e pelo globo, por meio de dezesseis textos fundamentais, selecionados dentre 4 mil anos de literatura mundial. É assim que conhecemos a sra. Murasaki, autora do primeiro grande romance da história universal, as aventuras de Miguel de Cervantes ao enfrentar piratas — tanto os que atuam no mar como os literários —e os artesãos da linguagem do épico oral Sundiata na África Ocidental. Também aprendemos como Goethe descobriu a literatura mundial na Sicília, passamos mil e uma noites com Sherazade, acompanhamos a difusão do Manifesto Comunista e a batalha dos livros na América espanhola. Para contar toda essa trajetória, Martin Puchner trata tanto da narrativa quanto da evolução das tecnologias criativas — o alfabeto, o papel, o códice, a impressão —, que formaram pessoas, comércios e hábitos. A literatura, em suma, moldou nosso mundo, um espaço a partir do qual conversamos rotineiramente com vozes do passado e imaginamos que podemos nos dirigir aos leitores do futuro.

Marcos Aramis (Desenvolvedor Web) –  Caça ao Outubro Vermelho – Tom Clancy. A mais importante embarcação soviética – um moderníssimo submarino equipado com mísseis poderosos e um sistema de camuflagem que torna sua localização quase impossível – está tentando fugir para os Estados Unidos. No comando, um dos mais conceituados oficiais, agora perseguido por toda a esquadra soviética do Atlântico, que tem ordens do Kremlin para destruir o desertor a qualquer preço. Se a Marinha americana encontrar o “Outubro Vermelho” a tempo e conduzi-lo com segurança a uma de suas bases navais, dará o maior golpe de espionagem de todos os tempos.

Thais Sgarbi (Professora de Inglês) – A Herdeira – Sidney Sheldon. Durante décadas, desde o século XIX, a Roffe & Filhos foi modelo de solidez e prosperidade no meio empresarial. O sucesso da companhia, ninguém podia negar, devia-se um grande parte ao dinamismo do fundador, Samuel Roffe, e a alguns dos princípios administrativos que ele havia cristalizado e mantinham a firma sob o controle da família. Mas agora, por conta dos problemas financeiros de vários sócios, era necessário mudar as regras -nem que, para isso, fosse de preciso lançar mão de recursos criminosos, inclusive sabotagens e assassinatos. E tudo indica que a próxima vítima é Elizabeth, descendente direta do legendário Sam. A Herdeira é uma trama de paixões e conspirações que leva as assinatura de Sideny Sheldon.

Talita Murback (Estudante) – O Meu Pé de Laranja Lima – José Mauro de Vasconcelos. O protagonista Zezé tem 6 anos e mora num bairro modesto, na zona norte do Rio de Janeiro. O pai está desempregado, e a família passa por dificuldades. O menino vive aprontando, sem jamais se conformar com as limitações que o mundo lhe impõe – viaja com sua imaginação, brinca, explora, descobre, responde aos adultos, mete-se em confusões, causa pequenos desastres. As surras que lhe aplicam seu pai e sua irmã mais velha são seu suplício, a ponto de fazê-lo querer desistir da vida. No entanto, o apego ao mundo que criou felizmente sempre fala mais alto. Só não há remédio para a dor, para a perda. E Zezé muito cedo descobrirá isso.

Aparecida dos Santos (Professora Aposentada) – Ninguém é de Ninguém – Zibia Gasparetto. Esta história, escrita por Zibia Gaspareto através do espírito de Lucius, faz refletir sobre o falso e o verdadeiro amor, para que possamos perceber que a vida afetiva é um constante exercício de autodomínio. No final descobriremos que só possuímos a nós mesmos, pois ninguém é de ninguém.

Fidel Alvarenga (Jornalista) – Uma Breve História do Tempo – Stephen Hawking. Uma das mentes mais geniais do mundo moderno, Stephen Hawking guia o leitor na busca por respostas a algumas das maiores dúvidas da humanidade: Qual a origem do universo? Ele é infinito? E o tempo? Sempre existiu, ou houve um começo e haverá um fim? Existem outras dimensões além das três espaciais? E o que vai acontecer quando tudo terminar? Com ilustrações criativas e texto lúcido e bem-humorado, Hawking desvenda desde os mistérios da física de partículas até a dinâmica que movimenta centenas de milhões de galáxias por todo o universo. Para o iniciado, Uma breve história do tempo é uma bela representação de conceitos complexos; para o leigo, é um vislumbre dos segredos mais profundos da criação.

Bibiana Orsi (Policial) – Autodefesa Contra o Crime e a Violência – Humberto Wendling. Porque morrer não faz parte do plano! Quantas vezes você já pensou na possibilidade de ser vítima de um criminoso? Como você se sentiu diante dessa possibilidade? Como seria se você estivesse diante de um assassino ou um maníaco sexual? E o que as infelizes vítimas de assassinos, torturadores e estupradores pensaram e fizeram ao se verem à beira da morte?

Rafaella Alencar (Empresária) – A Garota que Você Deixou para Trás – Jojo Moyes. Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória.

André Crevilaro (Consultor Digital) – Homo Deus: Uma breve história do amanhã – Yuval Harari. Neste resumo você vai aprender todos os principais conceitos apresentados no Livro de uma forma pratica e rápida.O futuro visto por um dos grandes pensadores da atualidade: isto é Homo Deus.Neste Homo Deus: uma breve história do amanhã, Yuval Noah Harari. Autor do estrondoso best-seller Sapiens: uma breve história da humanidade, volta a combinar ciência, história e filosofia, desta vez para entender quem somos e descobrir para onde vamos. Sempre com um olhar no passado e nas nossas origens, Harari investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta tão difícil quanto essencial: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra?

Camila Lesdesma (Arquiteta) – Brasil, Coração do Mundo Pátria do Evangelho – Chico Xavier. Este livro é “a revelação da missão coletiva de um pais” como define o Espírito Emmanuel, que o prefacia. Ditado em 1938 a Francisco Cândido Xavier, nele o autor, que em obras posteriores passou a utilizar o pseudônimo Irmão X, analisa fatos da História do Brasil objetivando demonstrar a missão evangelizadora da nação e o acompanhamento feito por Jesus do seu processo evolutivo. A partir de dados colhidos no plano espiritual, tece comentários sobre a escravidão, os movimentos nativistas, a Independência, a Guerra do Paraguai, o Espiritismo e o Movimento Espírita no Brasil. Explica a missão da pátria brasileira como “coração espiritual da Terra”, evidenciada pela espontânea e enorme acolhida que a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, teve em nosso país, concitando o povo à prática do Evangelho de Jesus, a fim de irradiar à Humanidade a paz e a fraternidade.

Beatriz Bidarra (Jornalista) –  Antes de Nascer o Mundo – Mia Couto. Jesusalém, ermo encravado na savana, em Moçambique, abriga cinco almas apartadas das gentes e cidades do mundo. Ali, ensaiam um arremedo de vida: Silvestre e seus dois filhos, Mwanito e Ntunzi, mais o Tio Aproximado e o serviçal Zacaria. O passado para eles é pura negação recortada em torno da figura da mãe morta em circunstâncias misteriosas. E o futuro se afigura inexistente. Silvestre afiança aos filhos e ao criado que o mundo acabou e que a mulher – qualquer mulher – é a desgraça dos homens. Mas um belo dia os donos do mundo voltarão para reivindicar a terra de Jesusalém. E não só isso: uma bela mulher também virá para agitar a inércia dos dias solitários daqueles homens.

Kaka Souza (Produtor de Conteúdo) – 1808 – Laurentino Gomes. 1808, é o maior fenômeno de vendas do mercado editorial brasileiro na categoria não-ficção nos últimos anos. Considerada por muitos historiadores como a mais importante decisão tomada pelo príncipe regente e futuro rei Dom João VI durante os treze anos de permanência da corte portuguesa no Rio de Janeiro, a efetivação do Reino Unido colocou um ponto final no período colonial brasileiro e deu início de fato ao processo de Independência do país.

Diane Preve (Arquiteta) – 21 lições para o século 21 – Yuval Harari. Como podemos nos proteger de guerras nucleares, cataclismos ambientais e crises tecnológicas? O que fazer sobre a epidemia de fake news ou a ameaça do terrorismo? O que devemos ensinar aos nossos filhos? Em Sapiens, Yuval Noah Harari mostrou de onde viemos; em Homo Deus, para onde vamos. 21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante jornada pelos assuntos prementes da atualidade.

Hugo Cerutti (Cinegrafista) – Me poupe! – Nathalia Arcuri. “Como economizar no dia a dia? Como poupar mesmo ganhando pouco? Quais são os melhores (e os piores) investimentos? Como poupar para o futuro sem abrir mão dos desejos e necessidades do presente?Sei que você tem muitas dúvidas sobre o que fazer com o seu dinheiro. Sei também que muita gente simplesmente não faz nada com ele – a não ser pagar contas e juntar moedinhas para chegar até o fim do mês. É por isso que estou aqui. Sempre fui uma poupadora compulsiva”, diz a autora.

E aí, gostou das indicações? Já leu quantos destes livros? Gostaria de indicar mais algum? Deixe nos comentários.

Previous slide
Next slide