Previous slide
Next slide

PTI promove capacitação em astronomia para professores da educação básica e superior 

Previous slide
Next slide
Foto: Kiko SIerich

“Tudo que a gente faz tem ciência por trás”, enfatizou Janer Vilaça, gerente do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), durante a abertura do 117º curso “Didática em Astronomia e Astrofísica”. A capacitação, sediada no PTI entre os dias 3 e 6 de outubro, reúne cerca de 40 professores da educação básica e superior de todas as partes do Brasil que participam de conferências e oficinas práticas voltadas à promoção da cultura científica, enfatizando o ensino da astronomia nas escolas.

A formação, originada pela International Astronomical Union (IAU), é viabilizada internacionalmente pela Network for Astronomy School Education (Nase) com o intuito de disseminar a ciência da astronomia nas escolas. Nessa vertente, o Polo Astronômico do PTI atua como uma embaixada do Nase no Brasil, replicando metodologias e uso de materiais específicos sobre os fenômenos da astronomia.

A capacitação busca atender as demandas dos professores da Educação Básica que concluíram o curso “Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-aprendizagem em Astronomia: Formação de Educadores”, aplicado pelo Polo desde 2010. A formação é dividida em duas etapas. Em um primeiro momento, os professores são familiarizados com os conteúdos e conceitos da ciência, a fim de aprofundar os conceitos da astronomia e ciências correlatas. A seguir, os estudos são consolidados por meio de conferências, oficinas, grupos de trabalho e atividades experimentais. 

O credenciamento do Polo para aplicação dos cursos validados pelo Nase vem ao encontro dos objetivos estratégicos do PTI, conforme explica Janer, especialmente ao objetivo nº2, de  “Contribuir para a formação de competências, qualificação técnica e valorização do ser humano no território”. Esse diferencial concedido ao Polo eleva o nível da região em termos de ensino de ciências, possibilitando ao Polo levar o curso para qualquer parte do país.

“Esta é uma das nossas responsabilidades como centro de referência em ensino da astronomia: melhorar a qualidade do ensino das ciências em todo o território”, avalia Janer. A realização dessa atividade promove melhorias no sistema educacional, o que é uma necessidade nacional e essencial para que o PTI cumpra com a sua missão de promover o desenvolvimento regional sustentável. 

A ação também conta com o apoio do Consejo Nacional de Investigaciones Cientificas y Técnicas (Conceit), por meio do Programa de Promoción de Vocaciones Científicas (VocAR), e do Departamento de Educación de la Unión de Astronomia Internacional.

Previous slide
Next slide