Previous slide
Next slide

Seminário debate conexões entre turismo e aviação civil

Previous slide
Next slide

Aconteceu no final de março, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro, o 1º Seminário Nacional de Aviação Civil de 2009, evento promovido pelo Movimento Asas da Paz com o apoio do Conselho de Turismo da CNC. Em pauta, os reflexos do desenvolvimento da aviação civil brasileira para o setor de turismo.

As perspectivas de grandes eventos no Rio de Janeiro foi o tema abordado pelo presidente da Companhia de Turismo do Estado (TurisRio), Nilo Sérgio Felix. Segundo ele, o estado recebeu cerca de 1,7 milhão de turistas estrangeiros ano passado, o equivalente a 30% da demanda internacional do Brasil. Somando-se a demanda interna, recebeu 6 milhões de turistas em 2008. A atividade turística é responsável por cerca de 4% do PIB do estado. “Em 2008, apesar da redução do número de turistas estrangeiros no país, a receita gerada de 5,7 bilhões de dólares foi recorde”, destacou.

De acordo com dados apresentados pelo presidente da TurisRio, a taxa de ocupação da rede hoteleira fluminense atingiu 95% de sua capacidade no Carnaval deste ano, contra os 88% de 2008. Houve aumento considerável da demanda do turismo doméstico. “Receber grandes eventos no Rio de Janeiro traz, além do natural retorno de renda para o estado, uma visibilidade e um retorno de mídia incalculáveis. Já tivemos a experiência com a realização dos Jogos Pan-Americanos em 2007 e temos a certeza de que o carioca está pronto para recepcionar e cuidar de todos que visitam o Rio de Janeiro”, destacou Nilo Felix, em sua apresentação.

Os impactos de grandes eventos na economia brasileira são impressionantes. Estimativas da TurisRio informam que podem ser gerados 170 mil empregos, sendo 100 mil no setor do turismo; impactos de U$ 3,5 bilhões no PIB; 2,7 milhões de pessoas como público nos estádios; U$ 2,1 bilhões em renda de ingressos, entre outros números. “O turismo e o esporte são duas forças motoras da promoção e do desenvolvimento econômico sustentável dos destinos turísticos”, afirmou João Flávio Pedrosa, presidente do Movimento Asas da Paz, organizador e coordenador do seminário.

Participaram também do encontro Antônio Augusto Walter de Almeida, assistente do III Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, que abordou o tema “As Medidas Preventivas na Aviação Civil e Visões das Práticas Atuais”, e Francelino da Silva Paes, gerente executivo da BR Aviation, que abordou “A Estrutura do Abastecimento de Combustível de Aviação em Face dos Planos Aeroviários Estaduais”. O presidente do Conselho de Turismo da CNC, Oswaldo Trigueiros Junior, destacou a importância dos seminários para definir, cada vez melhor, o cenário do trade turístico no país.  

Asas da Paz – O Movimento Asas da Paz é uma iniciativa institucional da Sociedade Náutica Brasileira, que reúne especialistas para o desenvolvimento de estudos e debates sobre a aviação civil no Brasil e no mundo. O seminário faz parte do programa anual desenvolvido pelo movimento.

Previous slide
Next slide