Previous slide
Next slide

Adere fará manifestação pacífica nesta quinta-feira (2)

Previous slide
Next slide

Representantes de organizações não-governamentais farão uma manifestação pacífica no portão antigo do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), nesta quinta-feira (02), às 12h45. A intenção do grupo é chamar a atenção da sociedade, principalmente das pessoas que trafegam pela rodovia no interior do PNI, sobre a necessidade de respeitar os limites de velocidade dentro da Unidade de Conservação para evitar o atropelamento de animais.

Rita Silva/PNI
Onça pintada atropelada e morta no último final de semana, na rodovia no interior do Parque Nacional do Iguaçu

Segundo Márcio Bortoli, da ADERE (Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia – Foz do Iguaçu), um dos coordenadores do movimento, a mobilização foi originada depois do atropelamento de uma onça pintada no quilômetro 27 da BR-469, no interior do PNI, no último sábado (foto). “Estamos convocando todos os ambientalistas de coração para uma manifestação pacífica”, defende.

Para quem quiser participar do ato e precisar de transporte, terá um ônibus que sairá da frente a Igreja do Maracanã, ao meio dia.

Serviço
Manifestação pacífica na entrada do PNI
Data:
02/04
Horário: 12h45
Transporte: ônibus gratuito (saída na frente da Igreja do Maracanã, às 12h)
Mais informações: Márcio Bortoli (ADERE) – fone (45) 3521-6000 ou  (45) 88054341

 

 

(((Comunicado ADERE)))

A Adere (Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia – Foz do Iguaçu), em razão das notícias deturpadas a respeito de nossa manifestação agendada para amanhã (2/04), em frente ao portão antigo do Parque Nacional do Iguaçu, vem a público informar que a ONG desde sua fundação, no ano de 2000, defende a preservação ambiental e o uso sustentável do meio ambiente.

Para tanto, promovemos diversas ações, como a limpeza do leito do Rio Iguaçu na área próxima à passarela e ao Salto Floriano, limpeza de outros rios da cidade, ações de educação ambiental, manifestações contra a pesca ilegal e muitas outras, sempre pacíficas e motivadas pela consciência de que o meio ambiente é nossa maior riqueza.

A ação marcada para esta quinta-feira (02/04), às 12h45, não será diferente das demais executadas ao longo desses nove anos de atuação da ADERE. Nossa manifestação será de cunho totalmente pacífico e tem o único intuito de conscientizar os cidadãos sobre a importância de estabelecimentos de regras e condutas que permitam a existência harmoniosa entre a prática da atividade turística e a conservação do meio ambiente.

Não temos como bandeira o fechamento da estrada do Parque ou qualquer outra medida definitiva. Queremos apenas que alguma forma de controle eficaz seja estabelecida para que se atendam as necessidades da visitação e, ao mesmo tempo, garanta a proteção da fauna e flora do Parque Nacional do Iguaçu, evitando fatos lamentáveis e preocupantes como o atropelamento de animais, presença constante de caçadores, desmatamento e qualquer outra ação que coloque em risco o Parque Nacional do Iguaçu, um dos mais importantes refúgios da fauna de nosso país.
 
Afirmamos com muita convicção que acima de tudo, somos cidadãos preocupados com o futuro de nosso planeta. A preservação do meio ambiente é condição sine qua non para a nossa própria sobrevivência. O Parque Nacional do Iguaçu é um dos locais pelo o qual zelamos. Por isso, amanhã (2) estaremos lá pedindo que as pessoas pensem com carinho e atenção quais as medidas necessárias para a sua preservação, sem perder de vista o bom senso e o diálogo. 

Afirmamos veementemente que qualquer outra interpretação dada a nossa manifestação é maldosa ou para desviar a atenção da importância e do momento de reflexão que todos os cidadãos deveriam ter em relação ao meio ambiente.
 
 
Foz do Iguaçu, 1º de abril de 2009

ADERE

 

Previous slide
Next slide