Previous slide
Next slide

Chuva reduz número de pontos próprios para banho no Litoral do PR

Previous slide
Next slide

O 9º boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), nesta quarta-feira (11), apresentou apenas dois pontos próprios para banho – localizados na Prainha e praia de Caieiras, ambos em Guaratuba – entre os 43 locais monitorados na orla paranaense. “Vale lembrar que o órgão ambiental monitora apenas os locais onde há possibilidade de contaminação, seja por emissão irregular de esgoto, existência de rios e canais que desembocam no ponto ou grande fluxo de pessoas”, explicou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

Em Morretes, os três pontos monitorados no rio Nhundiaquara e Marumbi continuam próprios para banho. Já em Antonina, o rio do Nunes encontra-se próprio para o banho e a Ponta da Pita permanece imprópria para atividades de recreação na água.

O oceanógrafo e pesquisador Rangel Angelotti, responsável pela estação meteorológica instalada pelo IAP na Floresta do Palmito, conta que o resultado desta semana pode estar associado aos ventos fortes que sopraram intensamente nas últimas 48 horas anteriores à amostragem. “Também foi verificado o segundo maior índice pluviométrico da temporada na estação meteorológica da Floresta Estadual do Palmito (181 mm). A chuva faz com que várias cabeceiras de rios desemboquem com força no mar”, comentou Rangel.

Entre os locais que aparecem com forte influência de correntes de maré estão a região da desembocadura da baía de Paranaguá (Ilha do Mel, Superagui, Ilha das Peças, Pontal do Sul) e a região da desembocadura da baía de Guaratuba (Caieiras, Prainha).

Para orientar os banhistas, o IAP sinaliza as praias com barracas de cores diferentes indicando a qualidade das águas, assim como nas temporadas anteriores. Os locais em que o banho de mar não é recomendado são sinalizados com barracas vermelhas; já os liberados são sinalizados com barracas azuis. Além disso, 60 alunos da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) e Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão atuando como estagiários em todas as barracas de balneabildade, instaladas na orla onde informam aos veranistas os cuidados necessários para o banho de mar e os locais adequados.

A Secretaria do Meio Ambiente e o IAP também divulgam boletins em seus portais, nos endereços eletrônicos www.sema.pr.gov.br e www.iap.pr.gov.br.

Previous slide
Next slide