Previous slide
Next slide

Click Foz do Iguaçu foi saber a opinião dos torcedores sobre a parceria AFA/FOZ

Previous slide
Next slide

No dia 25 de março deste ano, o Foz do Iguaçu Futebol Clube perdeu fora de casa por 4 a 1 para o Toledo, no estádio 14 de Dezembro. Com a derrota, aliado a outros resultados, o time iguaçuense foi rebaixado à Segunda Divisão Paranaense de 2010. Em outras palavras, a equipe só poderá disputar competições oficiais apenas no final de abril ou começo de maio do ano seguinte. E só teria condições de retornar à Primeira Divisão em 2011. É muito tempo para uma torcida que já havia esperado 14 anos por esse momento e teve um gostinho rápido de estar na elite do futebol estadual.

Poucos dias depois, uma notícia surgiu como esperança para o torcedor não ficar tanto tempo sem futebol profissional na cidade. A AFA (Associação de Futebol da Amerius), através de seu presidente, Welton Lopes Terra Junior, fez uma parceria com a cidade de Foz do Iguaçu e os dirigentes do Foz Futebol Clube, representados por Loiri Dalla Corte (Lóli) e Arif Osman.

Nessa parceria, a AFA, que já teve sede em várias cidades do Paraná, sendo a última em Umuarama, mandaria os jogos da Divisão de Acesso no estádio do ABC, em Foz do Iguaçu. A AFA é detentora da vaga na Segunda Divisão do Paranaense, e não haveria problemas em mandar seus jogos na cidade que desejasse desde que a mesma tivesse um estádio apropriado para a prática desportiva, no caso, o futebol.

A Federação Paranaense de Futebol já autorizou o acordo e, a partir do dia 03/05, o torcedor iguaçuense terá mais um time para torcer na cidade. E, de quebra, haveria futebol para acompanhar durante o segundo semestre também. A equipe atuaria com o nome de AFA e usaria as mesmas cores do uniforme original (azul, amarelo e branco). A comissão técnica será a mesma que esteve à frente do Foz do Iguaçu Futebol Clube nos últimos jogos na Primeira Divisão de 2009. Os patrocinadores seriam arranjados pelos dirigentes Lóli e Arif, que seriam responsáveis também pela administração financeira do clube.

Mas será que o torcedor conseguiu captar a ideia dessa parceria? Sendo assim, o Click Foz do Iguaçu foi às ruas saber a opinião das pessoas a respeito dessa nova parceria. Confira abaixo, os principais depoimentos:

“Eu acho interessante essa iniciativa, por parte dos empresários aqui de Foz, por trazer o futebol neste segundo semestre para a nossa região novamente e é uma forma de reduzirmos esse tempo fora da elite e podermos retornar à Primeira Divisão do futebol paranaense já em 2010. Não será a mesma coisa que acompanhar o Foz Futebol Clube, mas, de qualquer forma, nós como habitantes da cidade devemos prestigiar esse novo time, essa nova comissão técnica e esses novos jogadores, pois eles irão representar nossa cidade e é interessante sempre o apoio a esse tipo de  prática, principalmente no esporte, onde nossa região tem sempre uma grande carência”.
Vacy Álvaro, estudante

“Em minha opinião acho importantíssimo principalmente pela torcida, que durante todo o campeonato desse ano prestigiou o time e acompanhou o tempo todo. Acho que pelo lado da torcida vai ser muito bom, porque a galera ‘curte’ ver o time em campo". 
Nilton Rolim, fotógrafo

“Creio que é algo positivo para o futebol da cidade, desde que os dirigentes trabalhem com muita seriedade para recolocar o time na primeira divisão. Depois de passada a fase de regularização administrativa e burocrática, posso dizer que foi uma boa tacada”.
Osires Nadal Junior, jornalista

“Eu acho que é favorável para as duas equipes. Primeiro porque os mesmos jogadores do Foz Futebol Clube estarão treinando para disputarem a Divisão de Acesso do ano que vem. Dependendo de como for a campanha, já conseguirão bons patrocínios. Além disso, o time estará bem entrosado e com os atletas já se conhecendo, estarão em perfeito ritmo de jogo. E para a AFA é bom, pois o Terra Junior terá um time para disputar a Divisão de Acesso deste ano e ainda contará com uma boa parceria que lhe dará reais condições de brigar pela vaga na Primeira Divisão de 2010”.
Anônimo

“Essa parceria AFA/FOZ pode ser muito benéfica para a cidade desde que esse time fique permanentemente em Foz. Tendo-se duas equipes profissionais na cidade disputando campeonatos diferentes, porém com a mesma diretoria, ou seja, com o mesmo nível de credibilidade, tende a movimentar o futebol o ano todo e manter a identificação da cidade com o time, além de fomentar a criação de jogadores. Não vejo o Foz com dois times na primeira divisão, mas consigo visualizar um time forte para disputar a Primeirona e um segundo time formado pela ‘molecada’ de Foz e região disputando uma divisão de acesso. Para ser sincero, essa foi a primeira coisa que pensei quando fiquei sabendo da parceria. É sonho ver a cidade de Foz do Iguaçu desenvolvida dessa forma no futebol – com dois times em divisões distintas e com campeonatos durante todo o ano para o torcedor. Particularmente não pensei em nada negativo para essa parceria por acreditar nas pessoas que comandam, atualmente, o futebol de Foz do Iguaçu, mas só ficarei 100% tranquilo quando ver apenas o nome de nossa cidade nesse time. Como já disse no blog do Foz Futebol Clube, apoio as iniciativas que fortaleçam o esporte local e, nesse caso, parece que é isso”.
Gustavo Mossini – Cachola, eletricitário e criador do Blog oficial do Foz Futebol Clube

 

Previous slide
Next slide