Previous slide
Next slide

Eleitores de Foz podem justificar ausência pela internet

Previous slide
Next slide


Os 26.254 eleitores de Foz do Iguaçu que não compareceram aos Colégios Eleitorais para votar no último domingo, 02, precisam justificar a ausência das urnas.

Para isso, o eleitor que absteve-se por não estar na cidade no dia da eleição, poderá utilizar o sistema JUSTIFICA, da Justiça Eleitoral.

O Sistema permite ao eleitor inscrito em qualquer dos Estados conveniados o envio do requerimento de justificativa eleitoral – após as eleições – por intermédio da Internet, no prazo de lei.

O envio pelo Sistema JUSTIFICA exige o cumprimento dos seguintes requisitos:

  1. a) ser eleitor inscrito perante uma das zonas eleitorais dos Estados conveniados;
  2. b) identificar-se corretamente;
  3. c) preencher o motivo da justificativa;
  4. d) anexar, de forma digitalizada o comprovante da impossibilidade de comparecimento (atestado médico, comprovante de passagens, entre outros) – (formato “jpg” ou “pdf”, tamanho máx. 2MB).
  5. e) Anexar, preferencialmente, um documento de identidade digitalizado, no campo “Documento Comprobatório complementar”;

Observações:

  1. deve ser encaminhada uma justificativa para cada turno de eleição.
    2. caso o eleitor necessite de certidão de quitação eleitoral, deverá contatar diretamente o seu cartório eleitoral.
  2. Conforme o Código Eleitoral, constitui crime eleitoral:

Art. 349. Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro, para fins eleitorais:

Art. 350. Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais:

Art. 354. Obter, para uso próprio ou de outrem, documento público ou particular, material ou ideologicamente falso para fins eleitorais:

Funcionamento do Sistema:

– Encaminhada a justificativa, via Sistema, o eleitor receberá um número de protocolo para consulta e informações pelo e-mail cadastrado.

– Recebido pelo cartório eleitoral o requerimento de forma legível, o eleitor será informado que aguarda apreciação do juiz eleitoral, que poderá diligenciar sobre a autenticidade dos documentos anexados.

– Caso esteja ilegível, o eleitor será orientado a corrigir o problema e a proceder ao novo envio pelo sistema ou, se preferir, encaminhar os documentos fisicamente, pelo correio ou pessoalmente, a sua respectiva zona eleitoral.

– Por fim, o Sistema informará do deferimento ou do indeferimento do pedido pelo juiz eleitoral.

*Prazo para justificativa:

Eleitor no Brasil: 60 dias após as eleições

Eleitor no Exterior: 30 dias após o retorno ao país.

Previous slide
Next slide